Cor, dança e música do Recôncavo fizeram parte do projeto Cultura em Movimento

13669686_1712307899031514_149198413295485468_n

As manifestações culturais de São Francisco do Conde deram um belíssimo show durante a passagem do projeto Cultura em Movimento pelo município, na última terça-feira, dia 12 de julho. O evento começou com uma oficina para alunos da rede pública de ensino, no Mercado Cultural. Lá, os jovens tiveram acesso a instrumentos musicais e profissionais que realizaram as oficinas de música e instrumentos.

São Francisco do Conde também recebeu o show de Roberto Mendes e Coletivo Musical, com a participação especial do Mestre Zeca Afonso que trouxe a raiz do Recôncavo Baiano e colocou todo mundo pra sambar. O grupo Frutos do Conde também levou seu axé para a população franciscana que marcou presença no evento, lotando o espaço. Enquanto os músicos tocavam no ônibus/palco montado em frente ao Mercado Cultural, manifestações franciscanas como Paparutas, da Ilha do Paty, o Bumba Meu Boi e Zé da Burrinha mostravam a riqueza da cultura local, através de suas danças e apresentações.

O evento integra o projeto Cultura em Movimento – Chulas e Xaréus do Recôncavo, produzido e elaborado pela Casa dos Sete – Projetos e Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apoio cultural da Rede Bahia.

A proposta foi idealizada pelo músico, cantor, compositor e pesquisador santoamarense Roberto Mendes, um dos maiores divulgadores da cultura rítmica do Recôncavo, destacando a diversidade cultural baiana e reverenciando as chulas, ritmo tradicional característico das comunidades rurais do Recôncavo.

Durante a programação do evento aconteceu ainda a gravação de vídeos-depoimentos de pessoas representativas da cultura local e de linguagens artísticas e culturais. Esse vídeo da produtora A Casa dos Sete – Projetos e Produções vai se transformar no projeto Memórias Compartilhadas, que servirá para compartilhar as histórias, saberes e fazeres na comunidade local e sua relação com a cidade.

Depois de São Francisco do Conde, o projeto segue para Simões Filho (Mapele), no dia 19 de julho.

Skip to content