CRAM celebra o seu primeiro ano de implantação e os 04 anos do Balcão de Justiça em São Francisco do Conde

O Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM, Maria Felipa de Oliveira, de São Francisco do Conde, celebrou na última quarta-feira, dia de 25 de outubro, o seu primeiro ano de implantação. O CRAM é uma estrutura essencial do programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. O órgão visa promover a ruptura de situações de violência e a construção da cidadania, por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico, de orientação e informação) à mulher em situação de violência. Além do primeiro ano do CRAM, também foi comemorado os 04 anos de implantação do Balcão de Justiça no município. Na abertura do evento, a atriz e professora de teatro, Joseane Santana, apresentou um monólogo que abordava a violência contra as mulheres em situações familiares e domésticas. Também aconteceu uma apresentação instrumental com os jovens Jefferson, Gabriel e Karina.

Na oportunidade, esteve presente representando o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, o vice-prefeito e secretário de Governo Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe). Além dele, estiveram presentes o secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), Márcio Junqueira, a assistente técnica da SDHCJ, Luciana Araújo, a coordenadora do CRAM, Camila Santana e profissionais do órgão, a chefe de Gabinete Ana Cristina Marques, o vereador Robson Gomes Portugal e a vereadora Maria Sônia da Silva Pinto Batista. Estiveram presentes também a Dra. Flora Maria, representante da secretária estadual de Política para as Mulheres – Julieta Palmeira, a escrivã da 21ª Circunstância Policial de São Francisco do Conde, Sra. Madalena Nascimento, o juiz da Comarca de São Francisco do Conde, Leonardo Bruno, o comandante do 4º Pelotão da CIPM, Capitão Dantas, a advogada e supervisora do BJC de São Francisco do Conde, Magna Vilas-Bôas, e demais autoridades municipais e do Poder Judiciário. Na oportunidade, também foi lançada a campanha “Você não está sozinha”.

O secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), Márcio Junqueira, agradeceu a presença das autoridades e da sociedade civil que compareceram ao evento e salientou a importância de ações como essa na luta pelos direitos das mulheres. “O nosso prefeito quando criou a SDHCJ nos deu muito espaço, porque essa é uma secretaria que trabalha incansavelmente na luta pelos direitos das mulheres, da juventude, dos idosos, dos deficientes e de tanto outros segmentos. Hoje estamos completando 01 ano de implantação desse equipamento que vem realizando diversos serviços no combate à violência contra as mulheres. Temos uma parceria com o Governo do Estado, onde contamos com um veículo à disposição para locomoção das mulheres atendidas pelo CRAM, além de uma equipe multidisciplinar com advogados, assistentes sociais e psicólogos para atender as mulheres da melhor forma possível. Temos profissionais qualificados que desempenham muito bem essa função de acolhimento, orientação e encaminhamento”.

O vice-prefeito de São Francisco do Conde e secretário de Governo Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), em seu pronunciamento, ressaltou o compromisso da gestão no combate à violência contra as mulheres. “De acordo com as informações da Dra. Madalena, que antecedeu a minha fala, dos 417 municípios baianos, apenas 31 tem o CRAM, por isso quem tem que receber parabéns é o prefeito Evandro Almeida. A mulher tem que ser respeitada e o prefeito vem fazendo isso quando coloca mulheres a frente de secretarias importantes, como a Secretaria da Saúde, que é gerida por uma mulher. Em meio a 20 secretários, nós temos 08 mulheres. É o respeito, o reconhecimento da capacidade das mulheres. Eu tenho muita tranquilidade para falar, porque eu vejo a preocupação do gestor e o respeito que ele tem por todas as mulheres. Podem ter certeza que essa gestão continuará dando todo apoio possível nessa luta. Ainda temos muito o que fazer pelo CRAM, e vamos fazer! Confio plenamente no prefeito Evandro Almeida”.