CREAS realiza mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas do município

Assistentes sociais e psicólogos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE) – estão promovendo as mobilizações da Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com palestras, oficinas e bate-papo nas escolas municipais de São Francisco do Conde. As ações foram iniciadas nas seguintes escolas: Instituto Municipal Luiz Viana Neto (IMLVN), CEAS – Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber e Escola Frei Eliseu Eismman.

As palestras realizadas em salas de aula abordaram sobre o que é o CREAS e quais os serviços ofertados pelo mesmo. Em seguida, deram ênfase a campanha do dia “18 DE MAIO”, com o objetivo de destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por esta situação.

Dando continuidade a campanha, nesta quarta-feira, 22 de maio, foram realizadas palestras nas seguintes escolas municipais: Ana Tourinho, Iromar Nogueira e Maria Lúcia Alves – com a finalidade de conscientizar as crianças e adolescentes a respeito dessa violência que tem sido crescente nos cenários nacional, estadual e no município.

O trabalho em rede com as escolas nos dá uma amplitude nas ações, proporcionando um trabalho mais eficaz, referente a essa barbárie”, destacou a coordenadora do CREAS, Tânia Amorim.

As ações da campanha continuam sendo realizadas até o dia 29 deste mês. Confira a programação:

• Dia 22/05 – Alunos das escolas Ana Tourinho, Iromar Nogueira e Maria Lúcia Alves (exibição de curtas, dinâmicas, oficina de confecção de flores alusiva à Campanha do Faça Bonito, que deverão ser usadas durante a caminhada do dia 29/05);
  • Dia 24/05 – Roda de Conversa com usuários da rede de Saúde/ USF Muribeca;
  • Dia 27/05 – Roda de Conversa com usuários da rede de Saúde/ USF de Santo Estevão e Caípe de Cima;
  • Dia 29/05 – Caminhada nas principais ruas do Caípe de Baixo, com a participação de alunos das escolas locais e comunidade geral, para chamar a atenção da população sobre a necessidade de se enfrentar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, residentes no município de São Francisco do Conde.