CRESAM segue realizando ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Estão sendo realizadas palestras informativas, exames de mamografia, de ultrassonografia e consultas com ginecologista, mastologista, nutricionista e de enfermagem, dentre outras ações no CRESAM – Centro de Referência à Saúde da Mulher, em alusão ao Outubro Rosa – campanha de conscientização sobre a importância da prevenção  e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A diretora do centro, Ana Cristina dos Santos Ramos, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo CRESAM, não somente neste mês de outubro, mas ao logo do ano. “É preciso conscientizar e orientar as mulheres sobre a importância de realizar a mamografia, a ultrassonografia, além da consulta com mastologista, que no CRESAM acontece todas as quartas-feiras. O exame de mamografia, nós realizamos de segunda a sexta-feira, nos dois períodos, manhã e tarde. Aqui também as mulheres têm acesso às consultas com terapeutas e psicólogos. Todos os dias também têm atendimento com as enfermeiras e as assistentes sociais. Tudo isso para acolher e informar as mulheres que precisam se cuidar, não só no mês de outubro, mas todos os dias. De segunda à sexta-feira, o CRESAM encontra-se de portas abertas para atender, acolher e ajudar as mulheres nas suas necessidades”.

Diante dessas ações realizadas, Dona Maria José da Silva, franciscana, de 68 anos, falou sobre o atendimento no CRESAM e a oportunidade de realizar exames de forma gratuita com profissionais de referência da área. “Aqui eu sempre sou muito bem atendida, faço todos os anos os exames. Esse atendimento, a humanização no tratamento com o paciente é uma diferencial nas unidades aqui no município. Para quem não tem condições financeiras para realizar alguns exames esses serviços são primordiais para a nossa saúde. No CRESAM eu já realizei alguns procedimentos como mamografia, ultrassonografia, consulta com ginecologista, mastologista. Todo o acolhimento aqui é diferenciado, sempre voltado para atender as mulheres”.

No dia 31 de outubro (terça-feira), uma palestra será realizada no CRESAM, com o tema: “Direitos Sociais da Pessoa com Câncer de Mama”, ministrada pela assistente social Ana Paula Gonzaga.

Skip to content