Culminância dos programas Esporte Para Todos e Mais Educação reúne cerca de 400 crianças

Reunidos em diversos pontos da orla da cidade, cerca de 400 crianças e 30 professores, envolvidos com os programas Esporte Para Todos e Mais Educação, participam nesta sexta-feira (30) das atividades de encerramento da Secretaria de Esporte e Lazer – SECEL. Iniciado com um desfile que teve saída da Praça da Cubamba, as crianças saíram pelas ruas de São Francisco do Conde caracterizadas com roupas de torcida e tendo as oficinas de percussão das escolas Arlete Magalhães e Duque de Caxias animando os participantes e curiosos que paravam para vê-los.

Essa é a primeira vez que agregamos o Mais Educação (Secretaria da Educação)e o Esporte Para Todos. Acreditamos que o objetivo dos dois programas seja o mesmo. Estamos aqui para colaborar com o desenvolvimento das nossas crianças, afinal esporte também é educação e, com certeza, este será o início de muitos trabalhos que podemos vir a realizar juntos. O resultado é sempre positivo. Além disso, o Mais Educação já faz esse trabalho de desenvolvimento de atividades esportivas nas escolas”, destacou Maria Francisca Teles – coordenadora municipal do programa Mais Educação.

Divididos em grupos de 50 crianças, desde cedo meninos e meninas compartilham das oficinas de peteca, baleado, ginástica, capoeira, atletismo, vôlei, golzinho, basquete, handebol, futsal e karatê. Os jogos recreativos estão sendorealizados nas quadras e pista da orla, na Praça Maria do Benzê, no Mercado Cultural e também no campo de areia, localizado atrás da rodoviária. As escolas participantes são: Instituto Municipal Luiz Viana, Arlete Magalhães, Maria das Dores, Frei Eliseu, Juvenal Eugênio de Queiróz, Lícia Pinho e Duque de Caxias.

Mara Cerqueira, coordenadora pedagógica do programa Esporte Para Todos, da SECEL, destacou que a parceria entre as secretarias acontece desde a Jornada Pedagógica, realizada antes da abertura do ano letivo, e nada mais justo do que concretizar a culminância dos projetos reunindo todos os envolvidos numa única ação.“É interessante ressaltar que para que esse trabalho desse certo, tivemos um apoio muito grande dos professores de educação física e das equipes escolares, que também estão aqui acompanhando as crianças. Estamos muito satisfeitos com o resultado da ação”, afirmou a coordenadora.

Amanhã, dia 1º de dezembro, a SECEL estará realizando os Exames de Faixa de Iniciação do Judô e do Karatê no Ginásio de Esportes Edvaldo dos Santos – Baiacão. A modalidade Karatê terá início a partir das 08:30 horas e o Judô às 14 horas. Ao todo, cerca de 90 atletas estarão reunidos no evento.