De forma pioneira, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA) realizou debate sobre a Tabela SUS

De forma pioneira no país, o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) realizou na última sexta-feira (23), um debate sobre a Tabela SUS com parlamentares do Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

A audiência pública foi realizada no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB) e coordenada pela presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, e pelo deputado Federal Luiz Antônio Teixeira (PP/RJ), coordenador do GT.

São Francisco do Conde se fez presente com a secretária Eleuzina Falcão e técnicos, na Reunião Ampliada do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

CIB – Além da audiência pública sobre a Tabela do SUS, na sexta-feira (23), também no auditório da UPB, foi realizada a reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) com o tema “Imunização, Doenças Imunopreveníveis e Arbovirores”.

Na oportunidade, foi realizada uma apresentação da situação epidemiológica na Bahia e as autoridades presentes na reunião concluíram a pauta do encontro com uma Minuta da Carta de Compromisso.

Eleuzina Falcão fez uma fala sobre a redução de coberturas vacinais, a partir de 2016, atribuindo o fato a questões como: fake news, mudanças no sistema de informação, falhas na comunicação, desabastecimento de imunobiológicos, estratégias ultrapassadas focadas apenas nos profissionais de saúde, dentre outras questões.

Na ocasião, a gestora da pasta da Saúde do município franciscano, também discorreu sobre o trabalho das Secretarias de Saúde dos municípios e cobrou uma estratégia de vacinação única para toda a região Metopolitana.

O evento contou ainda com a participação do secretário Estadual de Saúde Fábio Villas Boas, que firmou alguns compromissos, entre eles, a garantia de uma Câmara Fria para cada município.