“Dia da Câmara” homenageia pessoas em São Francisco do Conde

dia_câmara

A Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde realizou na manhã deste sábado, 29 de junho, uma Sessão Solene em comemoração ao “Dia da Câmara”, aprovado pelos legisladores da Casa, por unanimidade, no último dia 11 de junho. A iniciativa faz parte do Projeto de Lei nº 02/2013, que estabelece que a data seja celebrada todo ano.

Para iniciar as atividades, que almejaram unicamente homenagear pessoas importantes para o município, foram premiados os vencedores do Concurso de Redação promovido pela Câmara na primeira quinzena deste mês de junho.

Conquistaram os primeiros lugares: Daoana Adrieli Teixeira – estudante do Instituto Municipal Luiz Viana Neto – na categoria Ensino Fundamental; Rafaela dos Santos Sacramento – estudante do Colégio Martinho Sales Brasil – na categoria Ensino Médio; Laércio Santos – coordenador pedagógico do Centro Educacional Claudionor Batista (CECBA) – na categoria Professores e Coordenadores Pedagógicos; e Arnaldo de Santana Silva – estudante do curso de Direito da Universidade Católica – na categoria Universitários. Os vencedores receberam um notebook (1º lugar), um tablet (2º lugar) e um celular (3º lugar), em todas as categorias.

Após a premiação, o professor da UFRB e historiador, Sérgio Guerra, ministrou uma palestra sobre a “Importância de São Francisco do Conde e Cidades do Recôncavo na Independência da Bahia”. Ele discorreu acerca dos trabalhos realizados na Câmara de Vereadores de São Francisco em 1820, período em que, segundo o mesmo, não se imaginava que a Bahia seria um Estado independente. “Já nesse momento os legisladores do município se reuniam para debater assuntos referentes a essa construção da independência. Em 1822, o povo já estava nas ruas de Salvador lutando pela ruptura com a autoridade das tropas portuguesas ante as brasileiras”, explicou Guerra.

Dando continuidade à Sessão Solene, 07 pessoas foram agraciadas com Títulos de Cidadão Sanfranciscano, são elas: Marivaldo Cruz do Amaral (professor e secretário municipal da Fazenda); Wellington Marcula de Oliveira (secretário municipal do Meio Ambiente); Silmar Carmo Paixão (secretária municipal de Planejamento); Joaci de Almeida Pena (secretário municipal de Infraestrutura); Renato Costa Rosa (ex-vereador do município); Nelson Pires Nascimento Júnior (policial civil) e Ronald de Oliveira Sales (policial militar). Na ocasião, cada um deles falou um pouco da sua história com São Francisco do Conde.

E para encerrar o evento com ainda mais alegria, o vice-prefeito Evandro Almeida, representado a prefeita Rilza Valentim, assinou um Termo de Doação referente a um terreno que está sendo cedido pela Prefeitura para a empresa Total Distribuidora. A mesma já atua no município e está se disponibilizando a construir uma escola de cursos profissionalizantes no bairro do Caípe, o que beneficiará a população sanfranciscana.

Além das autoridades locais, estiveram presentes no evento o deputado estadual e líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes de Jesus, e o vice-prefeito de São Sebastião do Passé, Breno Konrad Meira Moreira.