Dia Mundial da Saúde é comemorado nos dias 03 e 04 de abril

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) realiza nos dias 03 e 04 de abril, uma série de atividades e exames em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A ação acontece na sede da SESAU, das 09 às 12 horas.

A atividade faz parte do projeto “Fique Sabendo”. As ações incluem atividades de prevenção e diagnósticos da sífilis, hepatite e AIDS, além da distribuição de preservativos e panfletos educativos. O público alvo é constituído por jovens sexualmente ativos e adultos que possam ter tido relação sexual sem proteção.

O Fique Sabendo é uma mobilização de incentivo ao teste da AIDS e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame visando também diminuir o preconceito em relação ao HIV/AIDS.

O teste de AIDS não deve ser feito de forma indiscriminada. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos suficientes para serem detectados pelo teste.

O HIV pode ser transmitido das seguintes formas:

• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo);
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;
• Por transfusão de sangue.

Mais informações através do site www.sistemas.aids.gov.br/fiquesabendo.

Skip to content