Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado em São Francisco do Conde com a participação de crianças da comunidade

São Francisco do Conde celebrou na manhã deste 18 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente(que tem sua data em 05 de junho). As atividades, que reuniram dezenas de crianças no Centro de Educação Ambiental, na Pitangueira, incluíram brincadeiras, lanches e muitos conhecimentos.

O grupo Frutos do Conde animou o público. Além deles, membros do Samba Zé de Lelinha, da Oficina Viola Machete, e da Fundação Vovó do Mangue também se fizeram presentes. O gestor de Meio Ambiente, da Fundação Vovó do Mangue, Carlinhos de Tote, que também é cantor, deu uma canja no evento cantando músicas de grandes artistas nordestinos, a exemplo de Gilberto Gil e Luiz Gonzaga com a música Xote Ecológico. Dentre as delícias que foram servidas as crianças, teve cachorro-quente, algodão doce, churros, pipoca e crepe.

Gostaria de justificar a ausência do prefeito Evandro Almeida, que hoje assina um convênio com o Governo do Estado de doação de equipamentos para a Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, mas estamos bem representados pelo vice-prefeito Nem do Caípe“, disse o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa. O gestor ainda justificou que a realização do evento não ocorreu dia 05, como seria, devido às fortes chuvas daquele dia. Em pronunciamento, ele agradeceu sua equipe e a Hera Ambiental pela participação contínua nas ações de meio ambiente do município. “Vamos preservar esse espaço que está se tornando uma estação experimental. Temos aqui exemplares de cana-de-açúcar, banana, hortas tradicionais e medicinais, e ofertamos no espaço conhecimentos sobre essas culturas e a importância para economia local. Aqui também temos a compostagem“.

O vereador Renato Costa Rosa Junior, representando seus pares, parabenizou a iniciativa da SEMAP. “Fiz questão de vir a esse evento porque sabemos que a demanda ambiental que cada município possui é grande. Por mais que a gente trabalhe sempre terá algo a ser feito. É muito bom participar de eventos que vemos resultados positivos para cidade. Aqui os estudantes aprendem na prática muitas coisas. E que perdure essa parceria com a Hera Ambiental, que trouxe equipamentos de diversão e lanches para as crianças. Aproveito a oportunidade para parabenizar também a Fundação Vovó do Mangue, a equipe da SEMAP e toda estrutura da Prefeitura pelo incentivo“.

O gestor de Meio Ambiente da Fundação Vovó do Mangue, Carlinhos de Tote, também fez seu pronunciamento e agradeceu a participação. “Todo dia há que se ter reflexão para esse meio ambiente que vivemos. A ONU esse ano escolheu o tema ‘poluição e seus impactos no meio ambiente’ e todas as esferas estão se debruçando sobre essas questões. São Francisco do Conde tem um panorama maravilhoso e este centro de experimentos está em local privilegiado, permitindo, inclusive, as pessoas conhecerem sobre sua própria história. A importância que este governo dá ao seu ecossistema, cortado pela Baía de Todos-os-Santos e manguezais, dá dignidade as pessoas que tiram dali seu sustento e sobrevivência“, disse. Ele ainda completou que “formamos agentes multiplicadores faz pouco tempo e isso é fruto da consciência ecológica de um governo. Parabéns a administração e ao secretário Renato que abriu as portas para que a gente pudesse adentrar“.

Representando o prefeito Evandro Almeida, o vice-prefeito e secretário de Governo Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), também parabenizou o secretário Renato Costa Rosa e sua equipe pela ação. “Em São Francisco do Conde, onde você estiver, Renato, você ‘desenrola’ qualquer coisa porque você é competente. A gente enxerga hoje que esse espaço já está pequeno. O seu trabalho e de sua equipe é excelente! Espero que vocês consigam ampliar essas ações para os bairros, pois os conhecimentos daqui são essenciais para toda comunidade. Quero agradecer e parabenizar também ao pessoal da Fundação Vovó do Mangue e ressaltar que São Francisco do Conde não consegue se desenvolver se não for ouvindo e dando apoio a Secretaria de Meio Ambiente. Parabéns a todos!“.

Márcia dos Anjos, coordenadora de Educação Ambiental da SEMAP, também fez um agradecimento aos parceiros e presentes, em nome de toda equipe da secretaria, e falou da importância do trabalho dos agentes multiplicadores nas ações de conscientização e preservação do meio ambiente.

Ao final, Michel Bacelar, que esteve representando a empresa Hera Ambiental, recebeu o Prêmio Destaque Ambiental de 2019. “Somos bicampeões“, disse entusiasmado o representante da empresa. “Ficamos honrados com essa premiação porque muitas vezes não somos reconhecidos pelo trabalho que fazemos, mas este já é o segundo ano que ganhamos esse prêmio. Muito obrigado!“.

Essa é uma forma de incentivar as empresas a cumprirem seu papel, mas aquelas que fazem além, damos esse prêmio“, justificou o secretário Renato Costa Rosa.

Plantas frutíferas, medicinais, ornamentais e hortaliças foram distribuídas no encerramento do evento.