Diálogos Pedagógicos 2020 dá o pontapé inicial no ano letivo da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde

Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, a prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Educação (SEDUC), realizará os Diálogos Pedagógicos 2020. O evento, que irá reunir cerca de 1000 profissionais da Educação em torno do tema “Saber, saber-fazer, saber – ser para formação integral”, terá em sua programação atividades diversas, que acontecerão nas salas de formação da SEDUC, no auditório 02 de julho/SEDUC e nas unidades escolares.

Durante os 4 dias de realização do evento,  será materializado  o Referencial Curricular Franciscano (RCF), através de discussões e tomadas de decisão para a construção de estratégias que garantam a sua efetiva implantação e implementação. Além disso, os Diálogos Pedagógicos tem por objetivo acolher os profissionais da Rede Municipal de Ensino, propiciando momentos de reflexão e planejamento do ano letivo 2020, que se inicia no dia 17 de fevereiro.

Na abertura dos Diálogos, será realizada uma Mesa com o tema do evento, com a presença do professor Roberto Sidney (UFBA) e da professora Claudilene Silva (UNILAB). No período da tarde, o público poderá participar de atividades interativas, assim como assistir à palestra Pedagogia do Ser, que será proferida pela professora Dulce Moreira Sampaio, autora de vários projetos na área de Desenvolvimento Humano e Educação.

Ainda no primeiro dia, a Diretoria Pedagógica da SEDUC fará os encaminhamentos do RCF  e apresentará o cronograma de ações institucionais e formacionais. Já a Diretoria de Gestão anunciará o Calendário Letivo, a Matriz Curricular e dará orientações quanto ao  Regimento Comum.

O dia 12 será voltado para os segmentos, modalidades e perspectivas do Referencial Curricular Franciscano, com reuniões dos grupos de trabalho em espaços da SEDUC, da Escola Municipal Arlete Magalhães e do Instituto Municipal Luiz Viana Neto.

Para os professores, coordenadores pedagógicos e gestores, as atividades dos Diálogos Pedagógicos nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira) serão nas unidades escolares, com a feitura dos planejamentos.  No entanto, a programação continua no auditório 02 de julho/SEDUC. No dia 13, ocorrerá os Diálogos com a Família, e no dia 14, os Diálogos com os servidores da SEDUC.

Participarão dos Diálogos com as Famílias, os pais, mães e responsáveis pelos estudantes da Rede. A proposta é sensibilizá-los quanto à importância da participação da família no acompanhamento dos filhos para o processo de ensino e aprendizagem.

Na oportunidade, o Secretário Marivaldo do Amaral abordará os  programas e projetos da Educação Municipal.  Também serão apresentados dos profissionais da educação especial que trabalham na rede de ensino, como Psicopedagogos e Professores de Libras, Professores de Educação Especial, Psicólogo Escolar e Fisioterapeuta, assim como serão socializadas as Práticas Exitosas desenvolvidas no AEE (Atendimento Educacional Especializado).

No encerramento dos Diálogos Pedagógicos, na sexta-feira, 14 de fevereiro, o Secretário Marivaldo do Amaral fará uma conversa com os servidores, onde serão abordados temas como a  Comunicação e as relações na SEDUC, Saberes interpessoais e intrapessoais e Conhecimento – Habilidade – Atitude (CHA).