Educação Ambiental monta stand em alusão ao Dia de Combate á Dengue

 A equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de São Francisco do Conde – SEMAAP, atendendo a um convite da Brasilgás, montou um stand na empresa, localizada no bairro do Caípe, em alusão ao Dia de Combate a Dengue. O evento aconteceu na última sexta-feira, 30 de novembro.

Participaram da ação, seis técnicos, sendo dois da vigilância epidemiológica e quatro de educação ambiental, que, durante toda a manhã, distribuíram folhetos informativos e prestaram orientações preventivas sobre o combate à doença.

Além disso, os visitantes tiveram a chance de visualizar, através de um microscópio, as várias fases do mosquito Aëdes aegypti, desde os pequenos ovos, passando pelas fases de larvas até o mosquito adulto.

DENGUE

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.

O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença.