Educação franciscana em foco durante a Pré-Jornada com gestores escolares

Nessa terça-feira (20) aconteceu durante todo o dia, no auditório da Escola Arlete Magalhães (antigo CEJAL), a Pré-Jornada, evento realizado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação, que reuniu diretores escolares e coordenadores pedagógicos para discutir os rumos da educação municipal no ano de 2018. Dentre os temas abordados no encontro destacaram-se: avaliação, conselho de classe, frequência, registro e vida escolar do estudante.

Embaladas pela canção de Gonzaguinha Caminhos do coração, as atividades foram iniciadas “com o grande objetivo de aprofundar as ações que serão desenvolvidas durante o ano”, conforme declarou a diretora Pedagógica da SEDUC, Cristiana Ferreira. Ainda segundo ela, há uma necessidade constante de realizar um monitoramento das atividades escolares e realizar um planejamento consistente. “Como poderemos organizar o fazer e vislumbrar esse fazer ao longo do ano sem antever os riscos?”, refletiu.

Durante a Pré-Jornada foi apresentada a grande novidade para 2018, que será a divisão do ano letivo em 03 Unidades, o que visa fortalecer o fazer pedagógico e o aprendizado a partir da ampliação do tempo, evitando atropelamentos, uma vez que haverá mais espaço para rever o processo educativo, assim como as avaliações. “Nessa nova divisão das unidades, o alvo é a melhoria na aprendizagem dos alunos da nossa rede”, ressaltou o secretário da Educação Marivaldo do Amaral.

Cada Unidade também terá um tema específico. São eles: I Unidade – Descaminhos e trajetórias do fazer de todos e de cada um; II Unidade – As faces da brasilidade no/do povo franciscano; e III Unidade – A diversidade de leituras na conectividade de saberes. A proposta da SEDUC é que seja elaborado um material didático exclusivo para cada período. A fim de alcançar êxito nesse propósito, foi feita uma convocação dos gestores das unidades escolares para que participem ativamente e em massa dessa construção.

Outra inovação que irá inserir a educação do município no que há de mais moderno nesse segmento é a ausência das cadernetas de papel, através da informatização de todo o processo de registro da vida escolar do estudante. Conforme salientou Marivaldo do Amaral, “agora vai ser tudo via web, onde o professor vai ter acesso a uma senha e vai lançar no sistema da secretaria as notas dos estudantes. Esse mesmo sistema dará oportunidade para que os pais dos alunos possam acompanhar a vida dos estudantes pela internet. De casa, eles poderão visualizar como estão as notas dos filhos, a frequência e etc”. A Secretaria da Educação oferecerá um curso destinado aos professores da rede, a fim de que eles possam aprender a utilizar esse sistema.

A intenção dessa Pré-jornada é que a gente possa discutir várias iniciativas da nossa Rede Municipal de Ensino e nos organizar, preparar o ambiente para que quando os nossos professores voltarem de férias, no dia 07, a gente possa estar com tudo programado para apresentarmos e discutirmos, em conjunto, algumas ações para o ano de 2018”, explicou o secretário. “Queremos melhorar aquilo que foi feito em 2017, qualificar mais, rever onde erramos, onde é que poderia ser melhor e trabalhar a relação diretor de escola-professor-unidade escolar para que o ambiente tenha mais unidade, mais união e com isso uma maior produtividade”, concluiu.

O tema do ano letivo corrente é Historiar: caminhos, leituras e faces de um povo, que será aprofundado durante a Jornada Pedagógica. A Jornada, por sua vez, acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de março, no novo prédio da SEDUC, que será inaugurado na próxima semana, na Baixa Fria, no dia 27 de fevereiro.