Educação: Pais e responsáveis participam ativamente das reuniões do Programa Educa Chico em São Francisco do Conde

O Programa Educa Chico, da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, de São Francisco do Conde, segue realizando reuniões com pais e responsáveis dos estudantes que já são beneficiários ou que desejam aderir ao programa para esclarecer as dúvidas sobre a adesão, a confirmação e o pagamento do benefício.

Dessa vez, a reunião aconteceu no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber (CEAS), na manhã da última quinta-feira (11), e teve a participação efetiva dos pais e responsáveis que lotaram o auditório da unidade escolar, como a senhora Isabel Nascimento dos Santos, mãe do estudante e beneficiário do programa, Paulo Henrique dos Santos, de 14 anos, que estuda o 9° ano na unidade escolar. “Eu achei essa reunião muito boa porque eu tinha muitas dúvidas sobre o programa, e hoje tive a oportunidade de fazer essas perguntas e esclarecer de uma vez por todas as minhas dúvidas. Eu converso muito com meu filho em casa sobre o desempenho dele na escola. Sempre procuro acompanhar as notas e conversar com os professores. Os pais precisam estar atentados a isso”. 

Sobre essa parceria entre a escola e a família, o coordenador do Programa Educa Chico, Anailton dos Anjos, ressaltou a receptividade dos pais ou responsáveis nessa terceira reunião realizada pelo programa. “Nós estamos na terceira reunião de pais. Fizemos o primeiro encontro no Instituto Municipal Luiz Viana Filho, a segunda reunião foi com pais ou responsáveis de alunos que estudam na Escola Cruz Rios e estamos aqui no CEAS. Todas as reuniões foram tranquilas porque as dúvidas que os pais tinham foram esclarecidas, como por exemplo, no que diz respeito aos critérios de adesão, a confirmação e o pagamento do benefício. O que para nós foi mais importante nessa reunião foi termos a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e, sobretudo, não falar somente dos pagamentos, mas também de todo o projeto pedagógico e o compromisso que a Prefeitura, o prefeito Evandro Almeida e o secretário Marivaldo do Amaral têm demonstrado, dando continuidade e acreditando nessa relação da escola e a família através do Educa Chico”.

O diretor de Programas e Projetos da SEDUC, Luan Santos, também enfatizou a importância da participação dos pais e responsáveis dos alunos e beneficiários nas reuniões propostas pelo programa. “Estamos muito animados com a participação e a presença efetiva dos pais na unidade escolar e nas reuniões que vêm sendo realizadas para tratar sobre a adesão, confirmação e pagamento do Programa Educa Chico. Isso demonstra que a família, o pai ou o responsável estão realmente conscientes do seu papel na educação dos seus filhos”. 

Para o processo de adesão e confirmação do Educa Chico é necessário apresentar 02 (duas) fotos 3 x 4 recentes e cópias e originais dos seguintes documentos:

– RG e CPF do aluno;

– RG e CPF dos pais ou do responsável pelo aluno, devendo apresentar certidão de casamento ou de divórcio/separação, caso haja alteração do nome no RG ou CPF do(a) aluno(a), dos seus pais ou responsável legal;

– Comprovante de residência (água, luz ou telefone fixo), declaração de residência autenticada em cartório ou contrato de aluguel constando o nome do locador e locatário autenticado. Para quem reside em fazenda ou sítio de terceiro, apresentar declaração obtida no setor do Programa Bolsa Família, CRAS ou PSF;

– Comprovante de matrícula da rede pública municipal há pelo menos 02 (dois) anos consecutivos, exceto para os alunos do seguimento da Educação de Jovens e Adultos – EJA II;

– Cartão do Programa Bolsa Família (caso a família seja beneficiária);

– Cartão do PAS (caso a família seja beneficiária).