Em clima de festa, a Prefeitura entregou à comunidade a Unidade de Saúde da Família Maria José da Cruz

A USF foi reformada com recursos próprios

Na quarta-feira, 18 de setembro de 2019, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, devolveu aos moradores dos bairros de Campinas, Gurugé e Pitangueira, a Unidade de Saúde da Família Maria José da Cruz, totalmente reformada. Essa unidade foi inaugurada pelo prefeito Evandro Almeida em outubro de 2015 e reformada com recursos próprios do município.

O povo de São Francisco do Conde merece obras de qualidade! Se vamos reformar prédios públicos, vamos fazer direito, desse jeito que estamos vendo aqui. Precisamos trabalhar com excelência! A secretária Eleuzina e sua equipe estão, mais uma vez, de parabéns! As obras de Muribeca e Engenho de Baixo também estão a coisa mais linda! Em breve, estaremos entregando esses dois espaços. Estamos atravessando um momento difícil, mas lutando para fazer o melhor por essa cidade”, declarou o gestor da Prefeitura Municipal, Evandro Almeida.

O prefeito Evandro Almeida sempre deixou claro que em sua gestão a Saúde seria uma prioridade e ele vem deixando isso cada dia mais claro! Estamos mostrando com entregas, inaugurações, serviços e políticas públicas que esse é o compromisso do gestor com a comunidade franciscana, pois essa é uma pasta que abrange do nascimento ao fim da vida. Hoje, esse município tem um respeito muito grande nas esferas estadual e federal. Essa unidade precisava dessa reforma e vamos entregar outras obras neste bairro, com a parceria do Governo do Estado. Além disso, estaremos entregando esse ano a Unidade de Saúde do Engenho de Baixo reformada e isso mostra que a saúde ocorre na sede e nos bairros. Nossa demanda é grande, mas estamos em todas as áreas, assim como a Muribeca, que vai ganhar nova USF. Quero agradecer a essa equipe de saúde que trabalha de forma incansável”, relatou a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão.

Em continuidade, o prefeito destacou que “estamos transformando os bairros de Campinas, Gurugé e Pitangueira em um complexo de serviços da Prefeitura de São Francisco do Conde com uma linda creche, uma nova Unidade de Saúde da Família, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e, em parceria com o Governo do Estado, estaremos entregando, em breve, o Centro de Atenção psicossocial – CAPS e uma Academia da Saúde. Vamos retomar as obras da estrada e esse bairro vai ficar ainda melhor e mais bonito de se viver”, afirmou Almeida.

As equipes de Saúde da Família de São Francisco do Conde são compostas por: médico clínico, enfermeiro, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, assistente social e auxiliar de saúde bucal, bem como agentes comunitários de saúde, administrativo, operador SISREG (Sistema de Regulação) e assistente de farmácia.

O município de São Francisco do Conde possui em sua rede de saúde 16 Unidades de Saúde da Família – USFs, o que corresponde a 100% de cobertura na Atenção Básica à Saúde.