Encontro com Gestores Escolares aconteceu na última terça-feira (06)

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 06 de junho, no Cejal, o Encontro com Gestores Escolares, realizado pelo Programa de Atenção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Alunos e Professores – PROAP. O evento é uma continuação das atividades realizadas no último sábado, 03, quando foi feita a formação com fonoaudiólogos. No encontro de hoje, os profissionais do PROAP envolvidos na atividade formativa foram os assistentes sociais.
O secretário da Educação, Marivaldo do Amaral, presente na atividade, ressaltou a importância de se lançar mão de outras ciências na busca pela melhoria da educação municipal, não se restringindo ao campo da licenciatura e da pedagogia. “Temos um hábito equivocado de não reconhecermos a importância de outras áreas que também trabalham com sujeitos sociais, no campo da educação”, afirmou o secretário, que completou: “precisamos juntar saberes, conhecimentos e ciências no trabalho de ensino-aprendizagem”.
Dentre as atribuições do Serviço Social na educação estão: pesquisas de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar; elaborar e executar programas de orientação sócio-familiar; realização de visitas domiciliares para ampliar o conhecimento da realidade social das famílias a fim de assistí-las, assim como para encaminhar o aluno adequadamente, entre outras.
Para a coordenadora do PROAP, Marly Costa, o encontro irá cumprir um importante papel na unificação do trabalho do PROAP junto às escolas, facilitando a articulação em rede. “Precisamos fortalecer o elo entre PROAP- família-escola. Esse vínculo não pode quebrar”, enfatizou.