Equipe de Fiscalização segue notificando estabelecimentos que descumprirem decretos contra o coronavírus

Dando continuidade as ações de fiscalização no cumprimento dos Decretos Municipais 2560/2020, 2571/2020 e 2580/2020, a equipe intersetorial de Fiscalização, composta pela Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) e Secretaria de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP), com apoio da Ronda Escolar – da Secretaria da Educação (SEDUC), deu continuidade as ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, entre os dias 08 e 17 de maio de 2020, na sede e bairros do município. Cinco estabelecimentos foram notificados.

Neste período, a equipe contou com a presença da Polícia Militar e da Ronda Escolar dando suporte às atividades, com ações de comunicação de risco e notificação de estabelecimentos em todos os bairros do município. A equipe contou, no dia 09 de maio, com duas equipes trabalhando, simultaneamente, nos bairros e na sede.

O apoio policial gerou uma maior segurança a equipe para realização das atividades.

No último fim de semana, as ações tiveram início às 08h30, do dia 16 de maio de 2020. A equipe iniciou na sede e, logo após, foram realizadas inspeções nos bairros de Campinas, Dom João, Monte Recôncavo, Paramirim e Coroado, onde não foram encontrados estabelecimentos em funcionamento.

Continuando as atividades pela manhã, não foram encontradas maiores intercorrências, a exceção do um estabelecimento no Socorro, que foi notificado, por conta de venda de bebida alcoólica, promovendo aglomeração.

À tarde, a equipe seguiu para os bairros do Calmonte, Caípe de Baixo, Muribeca e Socorro para averiguação de denúncia e a equipe verificou a ocorrência de um jogo de futebol.

Por fim, as atividades foram finalizadas às 16h, tendo em vista o horário da ronda escolar, sem intercorrência.

Vale salientar que o horário de maior movimento ocorre a partir das 14h.

As atividades continuaram no domingo (17), iniciando às 8h30, saindo da Secretaria da Saúde, em companhia da Ronda Escolar se direcionando para São Bento das Lages.

Foi fiscalizado, o campo de futebol e o Cais, não observando estabelecimentos regulados pelo decreto abertos e com a presença de pessoas.

No turno da tarde, foram observados três estabelecimentos na localidade do Drena. Os responsáveis foram orientados a fechar o estabelecimento.

Próximo à quadra esportiva de São Bento foi identificada uma comemoração em família com grande aglomeração. Os mesmos foram orientados a evitar realizar este tipo de evento, demonstrando o risco à saúde.

A Fiscalização continuou as atividades nas localidades da Pitangueira, Nova São Francisco e Campinas.

Pela manhã foram feitos os seguintes bairros: Monte Recôncavo, Paramirim Madruga, Socorro, Muribeca, Santo Estevão e Jabequara.

Na Jabequara, a equipe interveio na realização de culto religioso orientando a finalizar, sinalizando os riscos em relação à COVID-19.

Por fim, observou-se uma diminuição de estabelecimentos com atividades não contempladas pelo decreto em funcionamento.

No entanto, o número de pessoas realizando festas, comemorações em via pública e consumindo bebida alcoólica continua preocupante.