Escolhidos os projetos que irão representar São Francisco do Conde na etapa regional da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Esperanças renovadas e muita animação foram a tônica da etapa municipal da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que ocorreu na manhã de quarta-feira (25), na Câmara de Vereadores, com o tema “Cuidando das Águas de São Francisco do Conde”. O objetivo da conferência foi apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos das escolas de Ensino Fundamental Anos Finais, com propostas de ações que visam a preservação e conservação dos recursos hídricos do município.

Compuseram a mesa de abertura, o secretário da Educação Marivaldo do Amaral, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa (representando o prefeito Evandro Almeida), a secretária de Turismo Ússula Flávia Pinto, o vereador e presidente da Câmara de Veradores, Venilson Chaves, o professor Cravinho, além da diretora pedagógica da SEDUC, Cristiana Oliveira, e membros da gerência de Educação Ambiental da SEDUC. Todas as falas foram no sentido de estimular a conscientização dos jovens franciscanos quanto à importância do cuidado com o meio ambiente e o futuro da cidade.

Os estudantes-delegados da conferência deram um show de empoderamento e conscientização ambiental na apresentação dos quatro projetos pré-selecionados na atividade, denominada Conferência na Escola. “Estou muito feliz com a proposição dos projetos. São projetos de intervenção com propostas brilhantes. Ao ler cada um, pude perceber a maturidade com que os estudantes absorveram a importância do cuidado com as águas de São Francisco do Conde e com o futuro da nossa cidade“, declarou o secretário da Educação Marivaldo do Amaral, que anunciou a aprovação do município, junto ao Ministério do Meio Ambiente, no projeto Salas Verdes – espaços que visam a democratização do acesso às informações, onde será possível desenvolver atividades diversas de educação ambiental.

Os projetos escolhidos pela comissão avaliadora que irão representar São Francisco do Conde, ao lado de 25 municípios do estado, na etapa regional, são:

1 – Protegendo as águas subterrâneas de São Francisco do Conde – Fonte da Mata – Escola Municipal Joaquim Alvez Cruz Rios.

2 – Lava-jatos sustentáveis no Monte Recôncavo – Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA.

Dada a qualidade de todas as propostas, a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC se comprometeu em executar cada um, com apoio de outros parceiros, a fim de que essa execução se torne uma grande ação educativa da gestão Evandro Almeida, em prol da sustentabilidade ambiental.

Essa é uma demonstração prática do que é possível fazer com o conhecimento“, afirmou o secretário Marivaldo do Amaral. “Ações como essa é o que têm mudado a cara do nosso ambiente escolar“, concluiu.