Estudantes universitários aprimoram conhecimento sobre planejamento urbano com visita técnica à São Francisco do Conde

Com o intuito de coletar informações para produção de trabalho acadêmico, estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Salvador – UNIFACS realizaram visita técnica em São Francisco do Conde na última segunda-feira (16). O grupo – formado por cerca de 10 universitários, cujo trabalho integra a disciplina de Planejamento Urbano e Regional, sob a tutela do professor Armando Freire – foi recepcionado no Gabinete da Prefeitura, pela superintendente da Secretaria de Planejamento Flávia Manoela Barbosa e pela arquiteta Rebeca Bandeira.

Dentre os temas pautados, o PDDM (Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal) foi a abordagem central. Como se deu a elaboração do plano, proposições em audiências públicas, pactuação do documento e outras especificidades, como a cobertura de carências da população vulnerável e crescimento ocupacional, foram itens de interesse durante a coleta de dados. Os futuros arquitetos e urbanistas também fizeram registros fotográficos da cidade em seus aspectos geográfico e predial.

A participação in loco foi o aspecto diferencial para o avanço nos conhecimentos, como avaliou a estudante do 8° semestre, Beatriz Simões Silva Vieira. “O propósito aqui é o de estudar a infraestrutura da cidade e seu Plano Diretor para obtermos mais conhecimentos da disciplina que estamos estudando, de Desenvolvimento Urbano, mas, para além disso, saber também como se executa um Plano Diretor. Somente em campo teríamos essa percepção“, disse a jovem, que agradeceu em nome dos colegas pela receptividade proporcionada ao grupo. “Já passeamos pela cidade e tiramos muitas fotos; avaliamos toda infraestrutura. Vale ressaltar que fomos muito bem recebidos pela Prefeitura, a qual abriu as portas para esse bate-papo que só vem a aprimorar nossos conhecimentos. Na sala de aula costumamos dizer que as pessoas não conhecem muito além do seu ponto de vista e essa foi uma oportunidade de conhecermos outros ambientes e sabermos como funciona essa integração entre São Francisco do Conde, Salvador e demais cidades da Região Metropolitana“.

Durante a explanação, os universitários se surpreenderam com a organização e o avanço de São Francisco do Conde na construção do PDDM, a qual faz frente a muitos municípios do estado. “Política pública só existe de forma integrada e é isso que a gestão do prefeito Evandro Almeida vem fazendo. Esse PDDM teve a participação de representantes de todas as secretarias que compõem a estrutura da administração municipal. Esse documento foi construído por nós que vivemos São Francisco do Conde“, destacou bastante orgulhosa diante da produção, a superintendente Flávia Manoela.

Outra estudante que deu a sua contribuição foi Marília Campello Souza Ladeia: “o entendimento de como tudo funciona aqui na cidade e a maneira como as secretarias se organizam para cuidar do município de uma forma geral são transformadores em nossas vidas acadêmicas, porque são aspectos que não conseguiríamos aprender dentro da faculdade. Se não fosse esse trabalho, com nossa participação aqui, não entenderíamos esse funcionamento todo. E isso nos muda enquanto futuros profissionais, pois são muitas as áreas que o arquiteto e urbanista têm para atuar profissionalmente. Eu não tinha tanto conhecimento, mas agora meu interesse despertou“.