Experiência exitosa de São Francisco do Conde foi premiada no CONASEMS

São Francisco do Conde teve seu trabalho selecionado para participar da Mostra Brasil – Aqui tem SUS, dentro do XXXIV Congresso Nacional do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que aconteceu de 25 a 27 de julho de 2018, em Belém (PA).

O trabalho apresentado no Congresso, que servirá como experiência para todo o Brasil, foi o “Acolhimento Pedagógico” que trouxe como proposta a formação e/ou qualificação da Estratégia de Saúde da Família, buscando reconhecer os profissionais como protagonistas do processo de trabalho.

Dessa experiência, representantes do município voltam para casa com o Prêmio Melhor Experiência na Atenção Básica.

A apresentação do Acolhimento Pedagógico reuniu cerca de 60 pessoas e começou com uma breve exposição sobre aspectos do município (belezas, dados de saúde e aspectos gerais). Pedro Presta, o palestrante enviado para representar a cidade, frisou que todos que trabalhavam com saúde pública e, consequentemente, com monitoramento de dados devem ser gratos a São Francisco do Conde, pois foi um de seus filhos ilustres, Mário Augusto Teixeira de Freitas, o idealizador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Por fim, o trabalho da equipe para proporcionar o Acolhimento pedagógico aos profissionais foi bastante elogiado. Alguns participantes frisaram que Saúde Pública se constrói fazendo com que os profissionais pensem e repensem seus processos de trabalho e que essa prática deve ser diária.

O “Acolhimento Pedagógico”, que aconteceu em 2017, envolveu o cotidiano de trabalho das equipes de saúde, permitindo momentos de reflexão e avaliação dos comportamentos profissionais, como instrumento capaz de modificar a realidade, impactando no atendimento da população franciscana e refletindo nos indicadores de saúde do município. Além disso, houve a parceria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB e do Instituto de Saúde Coletiva – ISC/ UFBA. O modelo de acolhimento será implantado em outros municípios, que viram a ação como experiência exitosa.