Experiências exitosas da rede municipal de ensino foram apresentadas no Seminário final do Pacto

O Pacto pela Alfabetização na Idade é uma parceria do Governo do Estado com os municípios baianos, em regime de colaboração, objetivando assegurar aos estudantes o direito de estarem alfabetizados até os oito anos de idade.  Na última sexta-feira (05), aconteceu o V Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa/PACTO em São Francisco do Conde, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Durante a atividade, voltada para professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos, do ciclo 1 ( 1º ao 3º ano), foram socializadas as experiências exitosas e significativas realizadas nas salas de aula do ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano) e Educação do Campo do Ensino Fundamental I nas Séries Iniciais.  De acordo com Rosangela Santos, coordenadora do Pacto em São Francisco do Conde, através do compartilhamento do conhecimento produzido durante o ano de 2017, foi possível  “identificar os benefícios da proposta do PACTO através da formação continuada dos coordenadores  pedagógicos e dos professores  alfabetizadores”.

Dentre as experiências exitosas compartilhadas, esteve a  sequência didática com o gênero textual conto, apresentada pela  professora Edna Gama, que representou a escola Frei Eliseu Eismann. O livro escolhido foi Menina Bonita do Laço de Fita, que possibilitou  a prática da interdisciplinaridade.

Foi um momento gratificante, na medida em que o compartilhamento de experiências dos educadores propôs a análise e a percepção acerca do processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização. Essa socialização foi possível porque os estudantes são os  protagonistas  de nossas práticas pedagógicas e a partir do estabelecimento de metas para  a educação pública de qualidade é que vamos criando espaços para os diálogos que orientam o fazer docente bem como a busca da garantia do direito de aprender dessas crianças”, relatou a professora Edna

Segundo Daniela Bispo, diretora da Frei, “as crianças aprenderam e se encantaram com a história que também encantou e emocionou o público presente na Câmara de Vereadores”. A gestora da unidade escolar fez questão de valorizar o trabalho da professora junto aos estudantes, “enquanto equipe, queremos parabenizar a pró Edna pelo empenho,  responsabilidade e carinho com que desenvolve seu trabalho e também aos seus alunos que apresentaram lindamente a dramatização. Para nós, fica a sensação de mais uma tarefa realizada com excelência e a responsabilidade de continuarmos dando o nosso melhor para fazer o nosso trabalho  cada dia  melhor”.