Fé, tradição, sincretismo, cultura, arte, lazer e gastronomia – tudo isso reunido em dois dias de grande festa, que fez cumprir a identidade de Santo Estêvão

III Festival de Mariscos: Sabores da Maré
O Festival de Mariscos, realizado pela Associação Beneficente dos Moradores de Santo Estevão (ABEMSE) – cujo apoio total foi cedido pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde – apresentou este ano sua terceira edição, reunindo a comunidade e muitos turistas numa grande festa de paz e alegria.
Logo no início da manhã, o cortejo das baianas que saiu pelas ruas do bairro abrilhantou a caminhada até a igreja local que, como é tradição, sucedeu em lavagem do adrio do templo de fé, cumprimento das obrigações sagradas e distribuição gratuita de muito axé entre aqueles que acompanhavam o cortejo.
O prefeito Evandro Almeida, a primeira-dama Iasmin Barbosa, o vice Nem do Caípe, entre muitos secretários, vereadores e lideranças, fizeram-se presentes naquele momento de devoção e prestígio a comunidade de Santo Estêvão.
A Lavagem da Igreja local é uma tradição da Babalorixá D. Lurdes (in memorian) mantida pela comunidade, que tem orgulho de manter o espaço democrático e motivador da cultura local.
Com uma paisagem inspiradora, Santo Estêvão foi palco também da tradicional Regata Centenária de Canoas; as torcidas fizeram bonito durante as comemorações.
A classificação ficou da seguinte forma:

Vela Grande

1° lugar – Morena

2° lugar – Janaína

3° lugar – Jade

Vela Pequena

1° lugar – Flor da Costa

2° lugar – Só Alegria

3° lugar – Baião

Traquete Grande

1° lugar – Lane

2° lugar – Pôr do Sol

3° lugar – Estrela

Traquete Pequeno

1° lugar – Em Shaday

2° lugar – Revelação

3° lugar – Jato Branco

O III Festival de Mariscos: Sabores da Maré, realizado nos dias 14 e 15 de dezembro em Santo Estêvão – São Francisco do Conde, oportunizou a realização de diversos negócios voltados para o artesanato, plantas, moda e gastronomia. Além de divulgar os trabalhos produzidos por membros da própria comunidade, a economia local foi intensamente movimentada. Centenas de pessoas participaram do evento na comunidade.
As delícias degustadas por muitos moradores e visitantes podiam ser encontradas nos stands da orla. No palco, os grupos Samba Filhos de São Francisco, Kuarto de Samba e os cantores Lu Santana e Lucas Barreto animaram mais ainda a festa. Neste mesmo palco foi realizado o desfile da grife África 900 e Gowê Moda Africana, bem como foi feito o desfile que elegeu a Rainha e as Princesas do Festival.
A Rainha do Festival, bem como as Princesas, também se fizeram presentes, lançando muito charme, beleza e simpatia pelas ruas de Santo Estêvão. Para a Rainha Dane Evelyn, o título foi uma grande surpresa. “Eu realmente não tava esperando, não achei que chegaria em primeiro lugar, foi uma grande surpresa e estou muito feliz! Agradeço a Deus pelo reconhecimento“.
A Primeira Princesa, Hellen Santos, que ano passado ganhou o mesmo título que em 2019, falou de sua felicidade na disputa. “Ganhei ano passado e esse ano mais uma vez. Foi um prazer para mim, pois me diverti muito“. A Segunda Princesa foi Ana Beatriz.
Fé, tradição, sincretismo, cultura, arte, lazer e gastronomia – tudo isso reunido em dois dias de grande festa, que fez cumprir a identidade desse lugar mais que especial.
Santo Estêvão, bairro pertencente ao município de São Francisco do Conde, mostrou como esse conjunto de elementos é capaz de levar alegria a uma multidão e fortalecer a economia própria.