Fevereiro Roxo: Unidade de Saúde de Campinas promoveu atividade sobre sexualidade e saúde na terceira idade

A Unidade de Saúde da Família de Campinas promoveu na quarta-feira (12) ações de saúde juntamente com equipe da Academia da Saúde. Esse novo espaço fica localizado no Gurugé, ao lado da Unidade de Saúde e do novo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Enock Valentim Filho.

A temática abordada pelos dois serviços foi o Fevereiro Roxo, que propõe uma série de atividades, através da ‘Agenda da Saúde’. O Fevereiro Roxo trata da saúde na terceira idade.

Durante a manhã foram abordadas as seguintes temáticas: Atividade física como grande aliada na prevenção e tratamento de doenças; A importância da vacinação; Direitos da Pessoa Idosa; Sexualidade na Terceira Idade e informações acerca dos Testes Rápidos para detecção de HIV, Hepatites B e C e Sífilis com resultado imediato. Além desses temas, o serviço de saúde também abordou o funcionamento da Farmácia Básica.

Academia da Saúde

O espaço é uma estratégia de promoção e produção do cuidado para estimular hábitos de vida mais saudáveis, através de atividades de educação e cidadania.

Em dezembro de 2019, São Francisco do Conde ganhou dois novos espaços de saúde: uma Academia da Saúde, a primeira do município, e o novo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, com investimento em equipamentos e construção na ordem de R$ 2 milhões e 300 mil, em parceria com o Governo do Estado.

A Academia da Saúde conta com os seguintes profissionais: professor de educação física e nutricionista, que trabalham de forma articulada com a Unidade de Saúde da Família de Campinas.

O programa trabalha com o conceito ampliado de saúde e, por isso, não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e de promoção da alimentação saudável. Os polos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de autonomia, equidade, empoderamento, participação social e outros.

Skip to content