Gestão Evandro Almeida inicia, oficialmente, a construção de uma nova escola na Baixa Fria

O prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, acompanhado pelo vice-prefeito, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), pelo secretário da Educação, Marivaldo do Amaral, demais secretários municipais, vereadores, assessores, superintendentes e toda população franciscana, deu início, nesta terça-feira (14), às obras de construção da nova escola de Tempo Integral, localizada no bairro da Baixa Fria.

Na oportunidade, o prefeito Evandro Almeida enfatizou a importância dessa grande obra para a Educação franciscana. “Enfrentamos todas as dificuldades juntos e, em nome do secretário Marivaldo, saúdo a todos os  secretários e a toda equipe da SEDUC, que trabalha incessantemente pela nossa Educação. Será um ano de muito progresso para a nossa cidade, com muitos investimentos em diversas áreas para continuar transformando São Francisco do Conde numa cidade cada vez melhor. Ainda nesse primeiro semestre, iremos entregar à população outras grandes obras, a exemplo da quadra do Gurugé, das pavimentações do Monte, Muribeca e entorno da Escola Rilza Valentim, além da entrega da nossa Biblioteca, dos PSFs de Paramirim  e Muribeca, da Casa Mário Augusto Teixeira de Freitas e tantas  outras obras que irão beneficiar os franciscanos, pois, o meu compromisso, é  fazer o melhor pelo povo e pela nossa cidade”.

Da mesma premissa comunga também o vice-prefeito, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe). “Hoje é um dia muito importante e já começamos o ano com essa grande obra. A Educação de São Francisco do Conde tem sido transformada em virtude do compromisso da gestão e do trabalho de toda equipe da SEDUC, que não tem medido esforços em prol dos nossos estudantes. Confiamos plenamente nessa gestão e seguiremos juntos com o prefeito. Quero agradecer à Câmara de Vereadores por todo o apoio  em prol do desenvolvimento da nossa cidade. Momentos como esse nos fazem ter a certeza do dever cumprido”.

Muito grato por viver esse momento especial, o secretário da Educação, Marivaldo do Amaral, também fez o seu pronunciamento. “Esses três anos foram de muitos desafios e muitos achavam que não iríamos vencer, mas quem tem Deus e muito trabalha, vence! Essa é uma obra à altura ao povo franciscano, com toda modernidade e infraestrutura de uma escola digna. O senhor (dirigindo-se ao prefeito) tem compromisso com a Educação. Nenhuma secretaria trabalha sozinha, por isso quero também agradecer a todas as pastas que contribuíram para a realização deste momento, em especial à SEPROJE e ao secretário Ruy Barbosa, que lutou muito para captar esse recurso. A gestão do nosso prefeito fez muito pela Educação, mas o trabalho continua e temos muito ainda a fazer. Com iniciativas como essa, a nossa Educação entrará, com certeza, para o rol das melhores da Bahia, porque eu sei do trabalho que estamos realizando. A Educação franciscana é libertadora, faz com que os franciscanos possam construir a sua própria história”.

O secretário ainda declarou que ”a Educação é uma demanda social cujos resultados não aparecem do dia para o outro. Em 2019 construímos o Referencial Curricular Franciscano, que é a alma da educação. Nós trabalhamos intensamente para que a alma de São Francisco do Conde seja libertadora, para construir uma vida e caminhos diferentes, com a cara do município, mas aberta para o mundo”.

Representando os vereadores, o presidente da Câmara, Antônio Santos Lopes (Pantera), fez uso da palavra.  “Que esta obra possa trazer muitas alegrias para essa comunidade! O que dá  asas é a Educação e esse instrumento dará  a oportunidade aos franciscanos para alcançarem vôos ainda mais altos e lugares inimagináveis”.

A construção da nova escola da Baixa Fria é resultado de uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) e a Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos (SEPROJE), responsável pela captação de recursos para a realização da obra.

Confira as imagens desse momento: