Gestão municipal elabora um Plano de Ação caso o município franciscano venha a ser atingido por manchas de óleo

No último dia 08 de novembro, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através de suas diversas secretarias, reuniu técnicos de múltiplas áreas para discutir questões envolvendo o derramamento de óleo nas praias do Nordeste. O município NÃO registrou a chegada de nenhuma mancha de óleo. No entanto, a gestão está se articulando e propondo um Plano de Ação, caso a cidade venha a enfrentar o problema.

O encontro foi proposto por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU. A gestora da pasta, Eleuzina Falcão, participou de uma reunião com o Estado e diversos órgãos e entidades, além de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, para entender a questão e quais as melhores formas de enfrentamento. O objetivo da reunião foi repassar essas orientações.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde e reuniu instâncias da gestão, como: Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP); Secretaria de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP), através da Defesa Civil e outros departamentos; Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE); e, Secretaria de Planejamento (SEPLAN).

Nesta reunião, a gente ganha com a experiência dos outros estados e municípios baianos que já enfrentaram o problema e acharam soluções inteligentes. Nossos maiores fiscais são pescadores e marisqueiras, pois eles vivem na área e trabalham. Nosso objetivo é que, se o município enfrentar o problema, saiamos da melhor forma”, salientou a secretária Eleuzina Falcão.

Esse colegiado precisa estar sempre ativo e atento, pois vivemos em áreas próximas de produção de petróleo”, salientou Cleidson Souza, da Defesa Civil.