Gestores da saúde apresentaram a solicitação de Comando Único da Saúde para apreciação na Comissão Intergestores Regional – CIR

medico saude 1

No dia 11 de março, os gestores da saúde de São Francisco do Conde apresentaram, para apreciação na Comissão Intergestores Regional – CIR, a solicitação de Comando Único da Saúde, no Centro Administrativo da Bahia – CAB.

O Comando Único opõe-se a tradição centralizadora da assistência à saúde no Brasil e vem promovendo a noção de que o município é o melhor gestor para a questão da saúde, por estar mais próximo da realidade da população do que as esferas estadual e federal. Esse é um processo de avanço da gestão municipal na saúde.

Através da “gestão plena”, o município passa a ter autonomia e comando único da saúde, além de estruturar melhor a gestão, principalmente, com revisão dos processos de trabalho e nas áreas de controle, regulação e avaliação dos serviços, o que fortalecerá o diagnóstico e assistência à saúde para o município e região.

Já submetida ao Conselho Municipal de Saúde – CMS e agora a CIR, a solicitação foi aprovada por unanimidade considerando se tratar de um avanço para a região. A solicitação segue agora para apreciação da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, última instância para aprovação.

Com isso, o município de São Francisco do Conde está fortalecendo a gestão e avançando para um novo modelo de atenção à Saúde.