Gestores do CadÚnico e Bolsa Família do Recôncavo Baiano unidos em encontro promovido em São Francisco do Conde

Como uma espécie de desabafo por todos os entraves e enfrentamentos, assistentes sociais e gestores de Cadastro Único e Bolsa Família do Recôncavo Baiano uniram-se no encontro promovido pela SEDESE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes) em busca de soluções aos problemas cotidianos dos programas sociais, por meio da troca de experiências. Representantes dos municípios de Maragogipe, Cruz das Almas, Nazaré das Farinhas, Santo Amaro, Candeias, Santo Antonio de Jesus, Muniz Ferreira, Conceição do Almeida e Saubara fizeram-se presentes.

“Os enfrentamentos são diversos, parece que já fazem parte de um cotidiano comum, mas sempre vêm se renovando com outro olhar, por exemplo, dentro da lógica do cadastramento do Cadastro Único, que aí tem vários programas e o Bolsa Família é um deles, mas é o maior, inclusive um programa que injeta recursos em muitos municípios menores, ficando maior do que a renda do próprio FPM [Fundo de Participação dos Município] e por isso você vê a vultuosidade do quanto é o programa”, disse o anfitrião e secretário da pasta, Aloísio Oliveira.

Entre os tantos enfrentamentos, Aloísio destacou sobre o que fez parecer que o município estivesse irregular. “A gente entende que tem uma regulamentação que todas as pessoas têm direito a se cadastrar, por exemplo, e a indicação das informações do cadastramento são autodeclaratórias. A gente acolhe as indicações autodeclaratórias, faz as visitas de no mínimo 20%, tenta dar conta de um programa que é para um território inteiro e, de vez em quando, somos acometidos com situações, as quais não tiram nossa responsabilidade de fazer a fiscalização, mas como se números exorbitantes de pessoas que se cadastraram estão incorretos. O que quero dizer é que a condição primeira é autodeclaratória, depois vem a questão de monitoramento, fiscalização e avaliação, e parece que os órgãos de controle, agora, estão entendendo que não tem esse ‘time’ e, com isso, somos acometidos com notificações de Ministério Público, que não sei como estão filtrando essas informações, simplesmente viram notícia e muitas vezes notícias infundadas, que não cabem e depreciam a condição e o olhar do município, que tem hoje 100% de cobertura de cadastro, que tem pelo menos três, quatro CRAS espalhados pelo município, dentro da região de cobertura, o qual só falta um. Nosso município avançou muito e esse trabalho precisa ser levado em conta”, ressaltou o secretário.

Além da questão citada pelo secretário Aloisio, que aflige não somente São Francisco do Conde, questões de pagamento, calendário da Caixa Econômica Federal, situações relacionadas a bloqueio e cancelamento de benefícios também são outras fontes geradoras de conflitos, as quais, em alguns casos, geram notícias de ouvidoria a nível federal. “Então, esse tipo de encontro é muito importante pra que a gente discuta tanto as plataformas de atendimento, de acolhimento, de orientação com relação a algum tipo de instrução normativa, que de repente é mais nova e que não tenha entendimento do público ou mesmo de nosso RH, que é o cadastrador, gestor do programa e que exige um tempo mesmo de maturação. Fazemos daqui um espaço de troca de experiências nesse sentido”.

Durante as apresentações, os representantes dos demais municípios opinaram acerca do que esperavam do encontro e falaram também sobre a sensação de abandono do poder público, a exemplo de Regina, gestora do CadÚnico de Santo Amaro. “Esse momento é importante para sanar alguns problemas entre nós, porque a gente não tem apoio do Governo do Estado ou do Governo Federal diante de algumas situações. Aqui podemos ajudar uns aos outros”. Na mesma linha, o representante de Nazaré das Farinhas falou que ali seria um local “importante para fortalecer a rede, para que possamos trocar experiências, porque às vezes a gente se sente abandonado pelo estado e se não nos abraçarmos não seguiremos adiante”. Já Lucas, gestor do Bolsa Família de Cruz das Almas, fez grandes elogios a iniciativa do secretário Aloisio. “É um prazer estar em São Francisco do Conde, que eu não conhecia, e gostaria de dizer que a fala de vocês me contempla, a do secretário principalmente, porque mostra que ele tem uma visão ampla do que é esse trabalho, que conhece as nossas dificuldades, as nossas lutas e limitações. Quantas angústias passamos dentro do CadÚnico? E quando a gente vê um gestor que é sensível a essa causa, e que ele vê que é importante eventos como esse, a iniciativa se torna louvável. Estou muito feliz de estar aqui”.

O secretário Aloisio ficou bastante lisonjeado pelas palavras, pois para ele o mais importante da assistência são as pessoas e a maior matéria-prima é o RH. “A gente valoriza sim as capacitações, faz todo o esforço pra mandar o pessoal, porque nunca é a mesma coisa. E vindo de vocês, qualquer tipo de elogio é fantástico, porque eu sei que vocês são guerreiros no município de vocês. Fica aqui a minha gratidão e respeito a todos”.

A superintendente da SEDESE, Daoana Sales, juntamente com a coordenadora do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), do bairro de São Bento, Joilma Amorim e o gestor do Bolsa Família de São Francisco do Conde, Adenilson Gomes de Santana (Neguinho), também se fizeram presentes, saudando a todos participantes e desejando um dia proveitoso. “Que a gente saia hoje daqui com uma base planejada para darmos o próximo passo”, disse Adenilson.

Ainda de acordo com o secretário Aloísio, as proposições do dia serão levadas a outras instâncias. “Em todos os encontros, a gente sempre cria uma Agenda Positiva com relação ao que sae desses encontros. Os coordenadores regionais acabam levando para as reuniões mensais da CIB (Comissão Intergestora Bipartite) e do próprio COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social) o que foi feito em cada território, em cada município e essas informações são discutidas em uma instância maior, que é nas reuniões colegiadas, que acontecem uma vez por mês com todos os municípios. Com isso, fortalecemos o espaço de discussão, que passa a não ser apenas de um e sim de um todo territorial e de vários territórios, sempre buscando o aperfeiçoamento”.

Ao início do encontro, os gestores foram surpreendidos com um delicioso café da manhã e a apresentação musical de Brenda, Alana e Sabrina, que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS do bairro de São Bento. Elas aprenderam as técnicas vocais e a tocar violão com a orientadora social e cantora Tainá Cristina.

Skip to content