Governo da Bahia realizou abertura da Oficina Rede de Atores do Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos-os-Santos em São Francisco do Conde

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – SETUR e do Consórcio RBTS, realizou na manhã da última segunda-feira (25), a abertura da Oficina Rede de Atores do Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos-os-Santos (RBTS), que aconteceu no Pré-ENEM (antigo Pré-vestibular), na atuação do PRODETUR Nacional.

O objetivo da ação é organizar a governança em torno de uma rede de atores público-privados relevantes desses segmentos, com interesses comuns, visando a melhoria das condições de competência, bem como o desenvolvimento sustentável do turismo náutico e cultural da Baía de Todos-os-Santos.

Na ocasião se fizeram-se presentes, a secretária de Turismo – SETUR, Ússula Flávia, a secretária de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, Ana Christina Oliveira, a secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude – SDHCJ, Luciana Araújo, o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, Aloísio Oliveira, o ouvidor geral do município, Alberto Jorge Mattos (Beto Maria), o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Santos Lopes (Pantera), o superintendente da Secretaria de Governo, Eliezer de Santana, além da secretária de Turismo da Bahia – SETUR, Tâmara Azevêdo, representante da Rede de Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos-os-Santos.

A ação também contou com a presença de investidores que têm apostado no turismo de São Francisco do Conde, sendo eles: o representante do Sítio de Praia de Bimbarras, Jacó de Venturi; o presidente da Confederação Baiana de Automobilismo, Miguel Jacob; Bruno Jacob, vice-campeão mundial de jet ski e campeão interamericano de jet ski; além de Mário Ribeiro, dono da fazenda Engenho D’Água.

O evento deu início com apresentações do grupo de Samba Coral dos Pescadores e Marisqueiras de São Francisco do Conde. Logo em seguida, a secretária de Turismo, Ússula Flávia, em sua fala, ressaltou o quanto foi fundamental a presença de todos nesse primeiro passo rumo ao turismo náutico e cultural do município, além dos desafios a serem enfrentados. “Estamos aqui estabelecendo o primeiro momento da Rede de Atores de Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos-os-Santos. Eu quero agradecer a todos que se fizeram presentes, pois esse é o momento que o município começa a interagir diretamente com os outros 17 municípios, na perspectiva de fazer acontecer o turismo náutico e cultural. São Francisco do Conde é um berço de atrativos culturais, naturais e histórico, mas toda essa potencialidade precisa se traduzir em produtoA cidade pra ser boa pra quem chega tem que ser boa pra quem vive”,declarou.

Ússula também apresentou os três grupos produtivos selecionados pelo PRODETUR a serem trabalhados nesse projeto, sendo eles: as mulheres da Associação de Artesãs do Caípe, o Grupo Lindro Amor Axé e As Paparutas. “Estamos apostando na diversificação, ou seja, não teremos apenas grupos da sede, mas também os bairros serão contemplados nessa luta. Estamos investindo em pessoas que irão ocupar esses espaços, e é isso que a gente quer, pessoas imbuídas nesta causa”, afirma a secretária.

Tâmara Azevêdo, representante da Rede da Baía de Todos-os-Santos, falou também em nome do governador Rui Costa, expressando o quanto eles estavam felizes por esse momento. Tâmara apresentou para os participantes o PRODETUR, com a finalidade de conscientizar o papel de cada um nessa construção, além de ressaltar a importância desse novo projeto para o turismo de São Francisco do Conde. “O PRODETUR é um programa de desenvolvimento do Turismo, ele é um programa bem diversificado, então quando São Francisco do Conde abraça esse programa ele está abraçando o desenvolvimento econômico da região como um todo, e a gente acredita muito que daqui até o próximo ano a Baía de Todos-os-Santos seja vedete no turismo mundial”, declarou a secretária de Turismo da Bahia.

Segundo Tâmara, o objetivo do PRODETUR é desenvolver e fortalecer o turismo cultural e náutico na Baía de Todos-os-Santos, gerando fluxo para a zona turística, garantindo a geração de empregos formais e o aumento de renda das populações dos 18 municípios que compõem a BTS.

Um dos projetos apresentados por Tâmara foi a Qualificação para a Náutica (instituto MDS), que busca capacitar 200 jovens e adultos para atuarem no turismo náutico e sensibilizar 70% dos empreendedores náuticos existentes na BTS, para promover a absorção da mão de obra qualificada, além de realizar cursos em 05 áreas distintas da náutica, para dar impulso à diversificação da prestação de serviço do turismo náutico na BTS.

Gostei muito desta iniciativa que irá nos comprometer, nos responsabilizar para que o turismo da cidade levante voo, Ússula, assim com Tâmara foi muito clara em dizer que se nós não nos imbuirmos e não nos responsabilizarmos nesse processo, nada vai acontecer, e PRODETUR vem justamente para nos capacitar, identificar nossas fragilidades e fortalecer o turismo da nossa cidade”, afirma Dona Alva Célia Medeiros, representante da Lindro Amor Axé no município.