Há um ano, Ministério da Saúde lançou serviço de combate às Fake News em saúde

Há um ano, toda população brasileira tem à sua mão uma ferramenta poderosa para checar se a informação sobre saúde que recebeu é verdadeira: o celular! Isso é possível desde quando o Ministério da Saúde lançou, de forma inovadora, o Canal Saúde Sem Fake News.

Com o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas, também conhecidas como Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, passou a disponibilizar um número de WhatsApp para o envio de mensagens da população.

O espaço é exclusivo para receber informações virais (ou seja, conteúdo que se dissemina na internet, sobretudo via WhatsApp), que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente como: verdade ou mentira.

Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

A equipe já respondeu mais de 11.500 dúvidas, que geraram o esclarecimento de 104 diferentes Fake News, disponíveis para consulta no site: http://www.saude.gov.br/fakenews.

Entre os principais temas recebidos pelo canal estão: vacinação, falsos cadastros para atendimento no SUS, surgimento de câncer por falta de vitamina, uso excessivo de celulares, além de uma série de notícias que atribuem curas milagrosas de doenças por meio de alimentos.

Não seja um veículo de transmissão de notícias falsas, quando receber alguma notícia em saúde confirme a informação enviando a mensagem para o telefone (61) 99289-4640.

Skip to content