História local foi tema de formação de professores da Rede Municipal de Ensino

O Núcleo de Estudos São Francisco do Conde participou da formação em Educação Infantil, na Igreja Matriz de São Gonçalo, ao lado da sede da SEDUC, na manhã da última quinta-feira, 23 de novembro. Compreender a História na Vivência Escolar foi a temática do dia e muito se aprendeu em torno dela.

O professor José Marcelo, integrante do núcleo, foi quem conduziu a palestra. “Trabalhar com a formação de professores são momentos ímpares, pois é a partir das propostas e orientações sobre a utilização da história local na prática pedagógica, que podemos contribuir realmente para uma educação de qualidade, pois o foco principal é o local, a realidade dos nossos alunos”.

Por iniciativa do secretário da Educação e também professor de história, Marivaldo do Amaral, junto com os professores José Jorge do Espírito Santo (Thury) e José Marcelo Silva é que o Núcleo de Estudos São Francisco do Conde foi criado.  Segundo sua portaria, isso ocorreu: “considerando a necessidade de qualificar as ações pedagógicas relativas ao domínio da História do Município, e objetivando disponibilizar aos professores da Rede Municipal de Educação, instrumentos adequados que permitam maior eficiência na realização dos trabalhos sobre a história do Município”.

Voltado para a construção do conhecimento sobre o legado franciscano na História da Bahia e no seu Recôncavo, o Núcleo funciona por meio da reunião de seus pesquisadores em sessões de estudo voltadas para a construção do conhecimento. “Os frutos de suas pesquisas são disseminados em formações como essas, expandindo o seu alcance por toda a rede municipal de ensino e tornando possível a valorização da história local, com um maior sentimento de pertencimento”, explicou Marivaldo.

Para Márcia Diana, da gerência de educação infantil, responsável pela formação, realizada em parceria com o núcleo, o encontro teve o objetivo de “conhecer um pouco sobre nossa história e cultura, fazendo uma relação com a cultura local de cada escola, refletindo junto com os professores estratégias de trabalho para nossas crianças da Educação Infantil”.

No mês passado, o núcleo também participou da formação em Educação Fundamental I, que aconteceu no auditório da Escola Arlete Magalhães (antiga CEJAL). Na ocasião, o tema foi São Francisco do Conde: contando e fazendo História nas práticas pedagógicas.