Historiando com mestres e patronos escolares é mais uma ação da SEDUC desenvolvida nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino

A Escola Municipal José de Aragão Bulcão, localizada no Monte, preparou, no dia 29 de novembro, uma homenagem especial para o patrono homônimo da unidade escolar, que foi um cidadão de destaque no município de São Francisco do Conde. A atividade faz parte da ação “Historiando com mestres e patronos escolares”, que integra o projeto Semeando Leitores, da Diretoria Pedagógica da SEDUC.

De acordo com Vanise Souza, gerente de Bibliotecas e Projetos de Leitura, responsável pela atividade, “O projeto vem com a perspectiva de preservar a história e homenagear aqueles que contribuíram de forma positiva para Educação e com grandes exemplos para o mundo, que também é a missão da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde. Essa é uma forma de valorizar esses personagens”.

Ainda segundo Vanise, “o objetivo é conhecer a história dos patronos que deram origem ao nome da escola, assim como transformar essas biografias estudadas em livros. Cada unidade escolar tem o seu patrono: professores  e educadores, compositores, enfim, as pessoas que têm contribuído de forma relevante para educação do município, até mesmo alguns políticos que por aqui já passaram e tiveram um papel importante na história da nossa comunidade, em geral, e que permanecem vivos na memória coletiva”.

Como fruto da homenagem, a gestão da escola produziu uma placa, contendo dados sobre José de Aragão Bulcão, onde constam informações recolhidas diretamente com membros da comunidade.Fomos buscar mais detalhes com moradores daqui do Monte, como S. José Bernardo, a própria Francisca, que é filha dele, S. Álvaro, que é um dos filhos, Ninha (conhecida como Flora), que é uma das netas, e aí fomos colhendo, perguntando a um e a outro. Assim, fizemos a placa que instalamos aqui na escola. Tudo foi feito com as crianças, os funcionários, professores e a gestão da escola”, explicou a diretora da unidade escolar, Thaiana Nascimento.

Na oportunidade, os alunos declamaram para a família do patrono,que ainda reside no Monte, um poema feito pelo agente de apoio Daniel Junior, expressando algumas das virtudes e um pouco da história de José de Aragão Bulcão, ele que foi vereador engajado e um homem prestativo, sobretudo na área da saúde.

“A gente espera que toda comunidade tenha conhecimento da história e biografia nos seus patronos escolares, assim como reconhecer esses professores e mestres – ou funcionários que a escola delegue como mestre – e que ali passaram ou que estão como marco histórico e social nesse fazer pedagógico”, finalizou Vanise.

Outras ações do projeto Semeando Leitores também aconteceu no mês de novembro,  como o Leituraço e o Sarau Literário.