Homens sanfranciscanos ganham mês dedicado à saúde

unnamed

Após um mês especial de ações dedicadas à saúde da mulher, é a vez dos homens serem contemplados através do Novembro Azul, mês de combate ao diabetes e ao câncer de próstata. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) vai promover atividades educativas e de alerta para o público masculino, que vai aprender sobre a necessidade da prevenção através da busca aos serviços médicos para realização de exames de rotina.

Entre as ações propostas para os dias 25,26 e 27, estão uma palestra sobre câncer de próstata e diabetes; e serviços como: consultas com urologista, cardiologista, nutricionista, clínico geral, ultrassonografia, vacinação, ações de saúde Bucal e teste rápido (HIV, sífilis e hepatite b e c), entre outros. Confira a programação.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto, inicialmente, no exame clínico de toque retal. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer, que quando descoberto no início tem 90% de chances de cura.

Segundo o Instituto Nacional da Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Na fase inicial, a doença não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Skip to content