I Encontro Formativo da Educação Escolar Quilombola promove a valorização dos Saberes Ancestrais, no Monte Recôncavo

A valorização dos Saberes Ancestrais foi o tema do I Encontro Formativo da Educação Escolar Quilombola, realizado ontem (22) pela prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Educação. 

A ação pedagógica reuniu educadores no Monte Recôncavo, território quilombola, a fim de sensibilizar o grupo escolar, partindo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, proposta na resolução 08/2012. O Encontro contou com a participação do Núcleo se Estudos sobre São Francisco do Conde, representado pelo professor Me. José Marcelo, que discorreu sobre a importância do saberes ancestrais. 

Ainda no Encontro Formativo, a gerente Elizângela de Jesus dos Santos apresentou informações do que realmente é a Educação Quilombola. Para ela, “é preciso fortalecer o atendimento às especificidades da comunidade do Monte para que seja um dos eixos de uma educação igualitária, exigindo o respeito à diversidade, valorização do mundo trabalho, dignidade, etnia, religiosidade e que os sistemas de ensino possam garantir e efetivar no direito à educação escolar quilombola”.

Segundo o Decreto 4887, de 20 de novembro de 2003, “consideram-se remanescentes das comunidades dos quilombos os grupos étnico-raciais, segundo critérios de autodefinição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida“. É ele o que estabelece o regulamento de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.

Skip to content