II Caminhada das Poderosas e a Abertura do Novembro Azul agitaram a cidade

Em São Francisco do Conde, a luta contra o câncer não acabou. Depois de diversas ações em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial voltada ao diagnóstico precoce do câncer de mama, chega ao município também o movimento Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens quanto ao câncer de próstata e a prevenção de outras doenças.

Para celebrar essa duas causas importantes, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, foi as ruas com a II Caminhada das Poderosas e a Abertura do Novembro Azul. Animando o evento, um minitrio com a dupla Rick e Roque arrastou centenas de franciscanos e servidores públicos pelas ruas da cidade. Apesar do tema sério, o clima foi de total descontração.

Abrindo a caminhada estavam As Poderosas, grupo de mulheres que venceram o câncer e, hoje, se dedicam a ajudar outras mulheres com a doença. “Precisamos da colaboração de todos para uma cidade mais saudável. Outubro foi embora, mas a luta continua. Em nome das Poderosas gostaria de agradecer a Secretaria da Saúde, ao prefeito Evandro Almeida, aos profissionais das unidades do Programa de Saúde da Família – PSF e especialmente as nossas Poderosas. Nossa associação funciona na Rua Batista Marques, número 37”, falou Vilma Pereira, líder do grupo Poderosas Iluminadas.

No final do percurso, foi montado um palco onde aconteceram os pronunciamentos das autoridades. A vereadora Arlete Medeiros fez um apelo aos homens da cidade: “Quero convidar os homens a participar do mutirão que acontece na Baixa Fria, nos dias 28 e 29 de novembro”. A vereadora também citou o convênio com o Hospital Aristides Maltez e os bons frutos que a iniciativa vai render a São Francisco do Conde. “Algumas pessoas criticaram o convênio, só posso acreditar que essas pessoas não conhecem a situação de quem precisa da instituição. Este convênio já está rendendo frutos ao município, pois em contrapartida eles vão ceder um mamógrafo para o município. Além disso, eles dão ao povo franciscano 5 vagas na casa de apoio que eles possuem para pacientes. E não é só isso, eles vão fazer um intercâmbio de conhecimentos com as assistentes sociais da nossa cidade e promover uma capacitação para técnicos de enfermagem”, listou.

O secretário da pasta, Alberto Jorge Mattos, deu os números de atendimentos realizados ao longo do Outubro Rosa. “Foram 700 no CRESAM (Centro de Referência à Saúde da Mulher); 1.000 atendimentos nas unidades de PSF; 151 exames preventivos ginecológicos e 343 mamografias. Gestão se faz também com números. São eles que mostram como nosso trabalho está sendo feito. Não há ninguém aqui hoje mais feliz do que eu. Quero agradecer ao prefeito e a competente equipe da Saúde”, afirmou.

Por fim, o prefeito Evandro Almeida parabenizou o grupo As Poderosas Iluminadas pelo trabalho voluntário e a instituição Aristides Maltez. “Tem novidade boa vindo por ai”, disse o prefeito fazendo mistério sobre mais parcerias com o HAM. Ele também confirmou a chegada do curso de Medicina na cidade, com 60 vagas, e agradeceu a Rilza Valentim (in memoriam): “Rilza se foi, mas eu continuo aqui para dar continuidade ao seu legado, trabalhando pela nossa cidade e pelo bem do povo”.