II Festival de Mariscos e Regata Centenária de Canoas valorizou a cultura e as tradições de Santo Estevão

No último sábado (08) e domingo (09), aconteceram no bairro de Santo Estevão, em São Francisco do Conde, o II Festival de Mariscos e a tradicional Regata Centenária de Canoas.

A ação, que foi promovida Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde e a ABEMSE – Associação Beneficente de Moradores de Santo Estevão, contou com uma programação diversificada.

Além dos atrativos musicais, ao longo do evento, o público pôde degustar as delícias gastronômicas da localidade em diversificados espaços, bem como adquirir produtos artesanais, confeccionados pelos próprios moradores. “Essa é uma grande oportunidade para expor os nossos artesanatos. As pessoas admiram o nosso trabalho, elogiam e compram as peças. É importante que sejam promovidos mais eventos como esse para que tenhamos oportunidade de mostrar as nossas obras“, ressaltou a artesã Graça Lima, que faz parte da Casa de Artesanato do Caípe de Baixo.

Nesse segunda edição também aconteceu o Concurso de Rainha do Festival de Mariscos e a tradicional entrega dos presentes para Iemanjá.

Uma multidão tomou às ruas da localidade para se divertir e prestigiar a festa que animou o fim de semana dos moradores e visitantes, a exemplo de Jamires Soares, da cidade de Ipiaú/Ilhéus, que enfatizou a pluralidade cultural de Santo Estevão. “A comunidade é bem receptiva. Essa é a primeira vez que participo da festa e estou achando incrível, muito bom, pois percebemos a parte cultural, a parte raiz com as apresentações culturais, do samba de roda e da regata de canoas, que tive a chance  conhecer essa tradição”.

Além de diversão e lazer, o II Festival de Mariscos proporcionou uma oportunidade de geração de renda para os munícipes e o crescimento do comércio através da valorização gastronômica e dos ambulantes que aproveitaram para comercializar seus produtos na festa. “Essa é a segunda vez que coloco barraca no festival. Fazer parte de ações como essa é muito importante porque fomenta a nossa cultura local, divulga os atrativos da nossa comunidade, um lugar aconchegante, com ótima  gastronomia e um bom preço“, destacou a franciscana Jucicleide Bonfim, moradora de Santo Estevão.

O prefeito Evandro Almeida, o vice-prefeito e secretário de Governo, Carlos Alberto  Bispo Cruz (Nem do Caípe), demais secretários, vereadores, superintendentes e assessores municipais participaram ativamente de cada momento do festival, cumprimentando  os moradores e prestigiando a tradição.