Início das atividades do projeto Horta Escolar

Desenvolvido em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP e a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, o projeto Horta Escolar teve seu pontapé inicial na Escola Rural Jabequara das Flores, na quinta-feira (17). O projeto visa despertar o interesse dos estudantes da rede municipal de ensino no cuidado com o meio ambiente, além da possibilidade de complementar a merenda escolar e a alimentação de algumas famílias do município de São Francisco do Conde.

Em um verdadeiro laboratório ao ar livre, os alunos acompanharão o projeto desde a seleção das espécies a serem cultivadas até o  plantio, os cuidados com a horta e a colheita, sendo auxiliados pelos professores na supervisão dos trabalhos. “Eles aprenderão, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, reciclagem, a vida dos insetos e medidas de áreas, entre outros conteúdos”, informou a gerente de Educação Ambiental da SEDUC, Angélica Paixão.

O projeto também prevê oficinas educativas com foco na sensibilização ambiental, direcionada tanto para professores quanto para os  alunos, responsáveis pela manutenção das hortas. Dentre as hortaliças, legumes e verduras a serem cultivados estão: coentro, cebolinha, salsa, manjericão, espinafre, acelga, alface, hortelã, tomate, pepino, berinjela, abóbora e cenoura.

“Essa iniciativa é louvável, sobretudo numa sociedade que tem grande parte de seus alimentos industrializados e cultivados com agrotóxicos. É necessário aprender desde cedo a cuidar do meio ambiente e ter uma alimentação saudável, a fim de prevenir doenças e preservar o planeta em que vivemos”, declarou o secretário da Educação Marivaldo do Amaral.