Jornada Pedagógica 2017 reuniu grande público de educadores na Baixa Fria nesta segunda (06)

A Jornada Pedagógica 2017, de São Francisco do Conde, teve início nesta segunda-feira (06) com a participação de um grande público no antigo prédio do SENAI, na Baixa Fria, entre eles professores, coordenadores, diretores e vice-diretores, além de auxiliares de ensino da rede municipal. A Jornada é uma realização da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) e teve como tema este ano – “Escola com qualidade: um compromisso de todos”.

Na mesa de abertura do evento estiveram presentes o prefeito Evandro Almeida; o secretário estadual de Cultura – professor Jorge Portugal; o secretário de Educação do município – Marivaldo do Amaral; o deputado estadual Rosemberg Pinto; o presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde – Venilson Souza Chaves (Cravinho); a presidente do Conselho Municipal de Educação – professora Josaira Xavier; o presidente da APLB – professor Dielson Juvêncio dos Santos; a superintendente de Ensino e Gestão Escolar da SEDUC – professora Ana Lucia Brito de Santana; a diretora pedagógica da SEDUC – Maria Celeste Ramos da Silva; a coordenadora do curso de Pedagogia da UNILAB – professora Claudilene Silva; o representante estudantil – João Vitor Santos.

O prefeito Evandro Almeida fez a abertura desta edição convocando a participação dos educadores. “Vamos fazer um grande trabalho, vamos fazer do nosso município uma unidade de referência em educação, contamos com todos vocês para isso”. E ainda deu boas-vindas a todos presentes: “sejam bem-vindos todos da comunidade franciscana e todos os educadores recém-chegados a São Francisco do Conde. Nossa cidade recebe vocês de braços abertos. Gostaria de convidar a todos para entrega do Complexo Rilza Valentim, na próxima sexta-feira, dia 10, essa que será uma escola modelo no nosso município. A nossa meta é entregar uma escola modelo por ano aos nossos franciscanos”, enfatizou o prefeito.

O secretário Marivaldo do Amaral iniciou saudando todas as mulheres presentes no evento, em homenagem ao Dia da Mulher que será celebrado no próximo dia 08 de março. “A todas as professoras e coordenadoras pedagógicas, mulheres presentes nesse espaço minha saudação especial, visto que estamos na semana do Dia Internacional da Mulher. Quero também dar as boas-vindas a todos os educadores presentes aqui hoje, a todos os professores que passam a compor a rede municipal de ensino”, declarou Amaral.

Na sequência, o secretário Marivaldo do Amaral apresentou as estratégias da secretaria para os próximos quatro anos e de que forma irão atuar em busca de uma educação de excelência para São Francisco do Conde. Ele anunciou também a mudança da sede da secretaria para o antigo prédio do SENAI, na Baixa Fria, local onde a Jornada está sendo realizada. Marivaldo ainda agradeceu as secretarias parceiras e todas as equipes envolvidas no processo de realização do evento.

Neste primeiro dia o evento contou com a palestra do professor Jorge Portugal com o tema “Escola com qualidade: um compromisso de todos e uma palestra da Doutora Nádia Haje Fialho com o seguinte tema: “As questões da formação do professor na contemporaneidade e os desafios das políticas atuais”.

Neste primeiro dia, o espaço do evento contou com uma exposição do Programa de Criança, que é uma realização do SESI, com o apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio da Petrobras, exposição de livros e exposição do artista plástico franciscano Márcio de Jesus Salustiano. “Eu já trabalho há 20 anos com essas esculturas que são retiradas dos manguezais daqui de São Francisco. Eu estava mariscando e vi uma peça que me despertou esse desejo de transformar em arte o que eu encontrava nos manguezais. Já viajei para outras cidades representando minha cidade e tenho muito orgulho disso”, declarou Salustiano.

A Jornada segue até o dia 08 com palestras e rodas de conversa.