Jovens franciscanos prestam Juramento à Bandeira e recebem Certificado de Dispensa

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em apoio a 44ª Junta de Serviço Militar, promoveu na manhã desta quarta-feira, 29, a Solenidade de Juramento à Bandeira, no plenário da Câmara de Vereadores.

Jovens franciscanos participam da cerimônia de juramento à Bandeira Nacional e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar, documento que comprova que eles estão em dia com o Serviço Militar Obrigatório.

Na oportunidade, diversas autoridades militares e do poder público municipal compuseram a mesa solene, a exemplo do prefeito e presidente da Junta Militar de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, do vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), da Secretária de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Ana Christina Oliveira, do Primeiro Tenente, Matos, além do vereador Venilson Souza Chaves (Cravinho) – representando a Câmara Municipal de Vereadores e, do secretario da Junta Militar, Eliomar Freitas Mota.

O Primeiro Tenente, Matos, saudou as autoridades presentes, aos jovens e aos seus familiares.

“Aos jovens, que hoje fizeram o juramento à bandeira, estão todos de parabéns, pois cumpriram com a obrigação de vocês como cidadãos e patriotas. A partir de hoje, a nação conta com vocês. Hoje vocês deram exemplo de civismo, a respeitar e cultuar os símbolos nacionais, hoje tivemos aqui a bandeira e o Hino Nacional. O trecho do hino ‘verás que o filho teu não foge a luta’, que seja lembrado para o resto da vida de vocês e se a pátria precisar, que não fujam à luta. Todos nós temos o compromisso de defender a pátria, e defender a pátria significa defender a família. Isso nasce com a gente, esse amor pela pátria, onde nós nascemos e vivemos. É aqui que trabalhamos, produzimos e ajudamos para o crescimento do país”.

Prefeito e presidente da Junta Militar de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, parabenizou o trabalho que vem sendo feito na Junta Militar e destacou a importância do ato para os jovens franciscanos.

A partir desse momento, vocês passam a ser cidadãos brasileiros. Estudem, trabalhem, tenham fé e coragem. Vamos superar os obstáculos e vamos vencer! O futuro do nosso país, do nosso município, está nas mãos de vocês. Tenho certeza que vocês irão brilhar e alcançar o sucesso“.

Durante a Solenidade de Juramento à Bandeira, no plenário da Câmara de Vereadores, a secretária de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Ana Christina de Oliveira, propôs as autoridades militares, estudarem a possibilidade do Juramento à Bandeira acontecer duas vezes ao ano, facilitando a vida dos jovens.

Dentre os jovens que participaram do ato, esteve presente Frederico Portela, de 18 anos, que discorreu sobre a importância desse momento para a sua vida. “Antes éramos visto como crianças, mas, agora, depois desta solenidade, já podemos nos considerar adultos, pois temos nossas responsabilidades com a pátria. Agora, nós também garantimos alguns direitos civis, como tirar passaporte, fazer concurso público, dentre outras garantias que não tínhamos antes”.