Julho Verde e Amarelo: Unidade de Saúde de Paramirim realizou sala de espera sobre Hepatites e Diabetes

Julho também é o mês de luta contra as hepatites virais. A Secretaria da Saúde está realizando ações em todas as Unidades da rede pública de saúde visando orientar a população sobre a importância da vacina e a realização dos testes rápidos para detecção dos principais tipos da doença.

Na quinta-feira, dia 18, a Unidade de Saúde da Família -USF de Paramirim promoveu para a comunidade uma sala de espera explicando sobre as hepatites A, B, C, D e E, além do protocolo do Ministério da Saúde para dispensar fitas e glicosimetros para diabéticos que fazem uso de insulina. A USF também orientou familiares e pacientes sobre a aplicação da insulina e agendou um treinamento sobre o tema no dia 25.

Acolhimento com Classificação de Risco (ACR)

A Unidade de Saúde da Família – USF Paramirim está implantando o Acolhimento com Classificação de Risco (ACR). Esse é um projeto piloto que pode vir a ser implantado nas demais USFs.

O objetivo é garantir que todo paciente que chega a unidade de saúde com uma demanda urgente seja acolhido e atendido conforme a necessidade e tenha o seu risco classificado. Essa classificação ocorre com quatro cores (Vermelho = atendimento imediato; amarelo = prioritário; verde = atendimento no dia e azul = agendamento).

Muitos usuários possuem a ideia que para conseguir uma consulta é necessário chegar de madrugada nas filas. Esta é uma realidade que tende melhorar com a implantação do acolhimento com classificação de risco, onde os usuários são atendidos de acordo com suas prioridades, e não por ordem de chegada.

Skip to content