Junho com Saúde: Ações de promoção à saúde e prevenção acontecem nas Unidades de Saúde

Em São Francisco do Conde, o mês de junho trouxe, além de festejos juninos, ações de saúde para a comunidade. No bairro de Campinas, a equipe de saúde foi às ruas fazer uma panfletagem sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A equipe também distribuiu materiais educativos sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis DST’s e distribuição de preservativos.

Dengue, zika e chikungunya são três infecções transmitidas pelos mesmos vetores, os mosquitos Aedes aegypiti e o Aedes albopictus.

Elas possuem sintomas parecidos, mas algumas características podem ajudar a diferenciá-las. (http://www.blog.saude.gov.br/index.php/combate-ao-aedes/50454-conheca-a-diferenca-entre-dengue-zika-e-chikungunya)

Não existe tratamento específico para as infecções por estes vírus. A orientação do Ministério da Saúde é que na presença de qualquer sintoma, o paciente procure a unidade de saúde mais próxima. Além disso, deve fazer repouso e ingerir de bastante líquido durante os dias de manifestação de sintomas. Alguns medicamentos como ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios, podem aumentar complicações hemorrágicas, principalmente em caso de dengue. Por isso, ao apresentar os sintomas a pessoa não deve se automedicar.

E no bairro de Jabequara, a saúde promoveu uma ação chamada ‘Junho com Saúde’, as atividades envolveram os agentes de limpeza do município. Durante a ação foram abordados temas como: Segurança no trabalho, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), manuseio de matérias contaminado, infectados e tóxicos.

Skip to content