Karatecas que irão ao Espírito Santo foram vacinados contra vírus H1N1 e hepatite

kara

Vinte e um atletas sanfranciscanos, de 08 a 15 anos, foram convocados a participar, entre os dias 21 e 23 de junho, do Campeonato Brasileiro de Karatê, a ser realizado em Vitória (Espírito Santo), nas modalidades kata e kumiter, para as classes mirim e veteranos. A fim de garantir segurança e saúde aos que irão viajar, a Prefeitura Municipal disponibilizou vacinas contra o vírus H1N1 e contra hepatite. Delegação, acompanhantes e professores já foram vacinados.

A delegação de São Francisco do Conde sairá da cidade no próximo dia 19, composta por 18 competidores, visto que o restante está contundido e não poderá participar. O retorno está previsto para o dia 24 de junho. Os jovens atletas recebem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SECEL), que arcará com as despesas de deslocamento, hospedagem, inscrição e alimentação durante todo o campeonato nacional.

Os mesmos atletas participaram no mês de maio deste ano do Campeonato Baiano de Karatê, nas modalidades kata e kumiter; categorias mirim, cadetes e juvenil. O campeonato reuniu 478 competidores e os jovens trouxeram para São Francisco do Conde uma bagagem recheada de medalhas; sendo 04 de ouro, 05 de prata e 06 de bronze.

Andréa Oliveira, mãe de Moacir Botelho, de 14 anos, vencedor da medalha de ouro do campeonato estadual, destaca a importância do esporte na educação do filho: “Moacir participa de aulas de karatê desde os sete anos de idade e eu sempre incentivei a prática do esporte, pois acredito ser importante para sua educação. Além disso, não deixa brecha para se envolver com coisas ruins. Ele começou disputando competições intermunicipais até chegar ao campeonato baiano e agora ao brasileiro. Meu filho foi campeão em todas as disputas que participou. O objetivo dele agora é voltar do brasileiro com a medalha de ouro também”.

De acordo com o professor Reginaldo Pereira, o karatê é uma arte milenar que ajuda a tirar as crianças e adolescentes das ruas, além de trabalhar o corpo e a mente, afastando a energia negativa. “A equipe representativa de Karatê da cidade de São Francisco do Conde irá participar do Campeonato Brasileiro, no estado do Espírito Santo, representando a Bahia. Eles estão levando o nome do nosso município e mostrando a importância do esporte na vida do cidadão”, destaca a também professora Emile Meireles.