Luta Antimanicomial será lembrado em uma comemoração do CAPS com os usuários do serviço

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU, vai promover uma atividade em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio), com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Enoque Valentim Filho, no dia 24 de maio, a partir das 08h, no Espaço Viver Julieta Santos Machado, no bairro do Gurugé.

A equipe do CAPS está empenhada em proporcionar aos seus usuários um dia de lazer e diversão. A programação inclui alongamento, ginástica, dinâmicas, rodas de conversa, musicoterapia e lanche.

A equipe do CAPS conta com médico psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, farmacêutico, além de técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo e outros.

Movimento da Luta Antimanicomial

Esse Movimento se caracteriza na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental, baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade.

O CAPS é um serviço ambulatorial de atenção diária que executa as atribuições de supervisão e de regulação da rede de serviços de saúde mental. Ele serve para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas portadoras de problemas psicossociais. O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.

Em 2019, São Francisco do Conde vai ganhar a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e uma Academia da Saúde, no bairro de Campinas, em parceria com o Governo do Estado, através do PROSUS (Programa de Fortalecimento das Entidades Privadas Filantrópicas e das Entidades sem Fins Lucrativos que Atuam na Área da Saúde e que Participam de Forma Complementar do Sistema Único de Saúde).

PROGRAMAÇÃO

HORÁRIOATIVIDADE
08h00 às 08h30Boas-Vindas
08h40Oração
08h50Alongamento / Ginástica
09h10Dinâmica da Caixa de Surpresa
09h40Roda de Conversa com os Usuários
10h10Musicoterapia
10h30Lanche
11h00Fala sobre “18 de Maio Durante Todo Ano”
11h30Musicoterapia
11h50Encerramento
Skip to content