Mais de 310 atendimentos psicológicos foram realizados para profissionais de saúde e pacientes do CAPS no período da pandemia

O mundo está enfrentando a maior e mais devastadora pandemia dos últimos tempos e em mais uma ação de combate à COVID-19, a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria da Saúde tem buscado fomentar ações em resposta a essa crise de saúde pública mundial.

Um dos principais desafios é cuidar dos profissionais de saúde e ajudá-los a lidar com os impactos dessa pandemia na saúde mental. Seja pelo ritmo intenso de trabalho, pela exposição aos riscos de contaminação durante os atendimentos, ou mesmo pelo risco de contaminação de um familiar, o coronavírus tem causado ansiedade e criado diversas situações de medo e estresse.

Diante desse contexto, a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), através da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), estão oferecendo atendimento psicológico gratuito e por telefone. Mais de 100 atendimentos foram realizados apenas para esses profissionais.

Além dessa ação, os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Enock Valentim Filho, seguem com suas consultas pelo telefone com a psicóloga Josefa Gracianne Oliveira Dantas.

Contabilizando os atendimentos para profissionais da saúde e pacientes atendidos no CAPS, são 310 atendimentos realizados durante a pandemia.

O atendimento psicológico é muito importante, principalmente, nesse momento. Nunca convivemos com uma pandemia antes e as incertezas geram ansiedade, medo e a de conversar, interagir. Precisamos cuidar da nossa saúde mental! A necessidade da higienização constante pode gerar transtornos obsessivos compulsivos (TOC) e para as pessoas depressivas esse vírus é um desafio maior, pois o isolamento pode ser ainda mais difícil. Por isso, a terapia é tão fundamental para tratar e prevenir os problemas de saúde mental. Todos estamos passando por esses momento juntos e precisamos nos cuidar por nós e pelo outro”, destacou a psicóloga do CAPS, Gracianne Dantas.