Mais um sábado dedicado à saúde do homem foi promovido no Hospital e Complexo de Saúde do Caípe de Baixo

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio de uma ação da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, seguiu promovendo ações do Mutirão Novembro Azul, no último sábado, dia 07 de dezembro de 2019.

As ações aconteceram, simultaneamente, no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (sede) e no Complexo de Saúde do Caípe de Baixo. O total de atendimento no HDACAL foi de 58 pacientes para PSA e 58 para ultrassom. No Caípe, o mutirão ofertou consulta com médico urologista e atendeu 90 homens.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:

• Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Sinais e sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

• Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Fonte: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata