Março Cinza: CRESAM promoveu palestra sobre Diabetes

Na última quarta-feira, dia 13 de março, a Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM promoveu mais uma atividade em alusão ao Dia Internacional da Mulher (comemorado em 08 de março). Essa temática será trabalhada o mês inteiro pela rede de saúde municipal nos diversos serviços, através das ações do Março Cinza, que também traz como proposta o combate à tuberculose.

A palestra em homenagem às mulheres contou com os esclarecimentos dos profissionais da clínica, com abertura da nutricionista Jeisalina Nogueira, que abordou o tema “Diabetes”. Após a palestra, os demais profissionais da CRESAM complementaram a fala com mais informações sobre o tema.

O que é Diabetes?

O Diabetes é uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz.

A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar. No entanto, altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o Diabetes pode levar à morte.

Os principais fatores são:

·         Diagnóstico de pré-diabetes;

·         Pressão alta;

·         Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue;

·         Sobrepeso, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura;

·         Pais, irmãos ou parentes próximos com diabetes;

·         Doenças renais crônicas;

·         Mulher que deu à luz criança com mais de 4kg;

·         Diabetes gestacional;

·         Síndrome de ovários policísticos;

·         Diagnóstico de distúrbios psiquiátricos – esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar;

·         Apneia do sono;

·         Uso de medicamentos da classe dos glicocorticoides.

Skip to content