Máscaras artesanais estão sendo doadas por todo o município

A manhã desta terça-feira, 16 de maio, amanheceu cheia de atos de solidariedade em São Francisco do Conde. Isso, porque, a gestão municipal iniciou os trabalhos de doação de máscaras artesanais as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica inscritas no Cadastro Único municipal, com fins de promover a contenção do contágio do novo coronavírus (Covid-19). E as famílias agradeceram pela iniciativa.

“Essa é uma ação ótima! Do jeito que tá, tem que preservar mesmo. Ainda mais a pessoa com família, filho dentro de casa, aí tem que proteger mesmo”, disse o morador do bairro da Baixa Fria após ganhar sua máscara, Valdivino dos Santos Ferreira.

Enquanto as equipes faziam a distribuição na Baixa Fria, uma moradora surpreendeu ao não aceitar a máscara, mas justificou sua atitude. “Eu recusei porque eu já vinha desenvolvendo um trabalho semelhante de doação de máscaras e tem pessoas precisando mais do que eu, além disso também trabalho com a venda de máscaras, ou seja, tenho bastante. É um gesto solidário da Prefeitura, muito bonito e espero que continue doando porque tem muita gente carente por aí. Além disso, é um incentivo para que as pessoas se solidarizem e usem as máscaras. Hoje eu recusei, não por egoísmo, mas sim porque tem pessoas que precisam mais. Como eu tenho muitas deixei para quem mais precisa”, relatou Joana Angélica de Jesus.

Cada responsável familiar do Cadastro Único está recebendo 01 (um) kit com três unidades de máscara em tonalidades diferentes e todas as instruções de uso e manutenção.

“Tenho máscaras em casa que comprei de minha vizinha, mas vejo essa ação como uma forma de proteger a população. O índice de contaminação está alto no município, então, isso vai nos ajudar a nos proteger. Mas além disso, é preciso que as pessoas fiquem em casa! Aqui mesmo só saio quando preciso ir resolver algo na rua, mas fico a maior parte do tempo em casa com meus filhos“, destaca Luciene dos Santos, que mora com seus dois filhos e é a responsável pelo sustento da casa.

Até 19 de junho, a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), realizará a doação dessas máscaras. A entrega ocorre em pontos específicos ou de porta em porta, sempre no horário das 08h às 12h. Na oportunidade, os profissionais da SEDESE estão realizando o cadastramento daqueles que não têm seus CPFs inscritos no cadastro.

As máscaras trazem temas voltados para a conscientização da COVID-19, além de abordar as políticas públicas de combate a violação e/ou violência contra: crianças, adolescentes, idosos, mulheres, LGBT e intolerância.

A produção das mesmas seguiu toda as orientações do Ministério da Saúde, como proteção respiratória para uso não profissional, 100% algodão na parte interna do produto, com tecido duplo, com elástico contornando toda a borda capaz de ser ajustada firmemente no nariz, bochechas e queixo do usuário, para garantir vedação suficiente contra a atmosfera ambiente.

Devido a recomendação do Comitê Estadual de Emergência a Saúde Pública, que na Nota Técnica nº 42 recomenda a utilização de máscaras artesanais pela população em geral para conter a disseminação da doença, a entrega só está sendo feita à população mais vulnerável, e em especial os usuários da Assistência Social (inscritos no CadÚnico), que não possuem condições de comprar ou confeccionar as máscaras para utilização enquanto durar a crise.

O roteiro de hoje incluiu os seguintes bairros: Baixa Fria, Ilha das Fontes, Ilha do Paty, Fazenda Macaco, Santa Elisa, Roseira, Vencimento e Madruga. Confira as datas dos outros bairros abaixo:

17 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)

▪︎MURIBECA – ESCOLA OSÓRIO VILAS BOAS, ESCOLA LUZIENE AMÁLIA SANTOS ROCHA, ESCOLA JOÃO SEABRA DE ALMEIDA VELOSO
▪︎ENGENHO DE BAIXO – ESCOLA ANÍSIO TEIXEIRA
▪︎CAMPINAS – ESCOLA ALMIR PINTO
▪︎GURUGÉ – ESCOLA RURAL DO GURUGÉ
▪︎ESTRADA DE CAMPINAS – ESPAÇO VIVER JULIETA DOS SANTOS MACHADO*
▪︎PARAMIRIM – ESCOLA BEM-ME-QUER
▪︎COROADO – ESCOLA JOAQUIM INÁCIO DE ARAGÃO BULCÃO, CRAS*
▪︎SOCORRO – ESCOLA NAVARRO DE BRITO

18 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)

▪︎SANTO ESTEVÃO – ESCOLA FAGUNDES VARELA