Médica cubana chega à São Francisco do Conde através do programa “Mais Médicos”

iskra cabadilla medica cubana sesau

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) em São Francisco do Conde, acolheu na manhã desta sexta-feira (6), a médica cubana Iskra Isabel Baez Cabadilla, que atua há 25 anos na área. A profissional foi recepcionada pela equipe da SESAU em uma reunião e, logo após, houve um almoço de boa-vindas na própria secretaria.

A médica, natural de Havana, capital cubana, já passou por outros três países: Guiana, Venezuela e Bolívia. Ela veio ao município através do programa “Mais Médicos “e vai atuar na Unidade do Programa de Saúde da Família do bairro de Engenho de Baixo e também irá morar na localidade. O bairro possui cerca de 650 famílias. “Sempre quis conhecer o Brasil e fiquei muito interessada pelo projeto “Mais Médicos”, está sendo uma sonho realizado para mim”, afirmou a doutora Iskra Cabadilla.

A secretária municipal da Saúde, Telma Silva e a assessora especial da Prefeitura de São Francisco do Conde, Marília Fontoura, foram à Salvador buscar a médica, que estava em treinamento no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, desde o dia 8 de novembro. “Um dos motivos de São Francisco do Conde ter sido contemplado com a vinda da médica é que à nossa cidade é área de povo Quilombola. É um imenso prazer acolhê-lá e sua vinda também é sinal da relação de parceria que temos com o Governo do Estado”, ressaltou a secretária, Telma Silva.

Mais Médicos – O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Fonte: (Portal da Saúde).

Uma recepção oficial para a médica será feita na terça-feira, dia 10, a partir das 10h, na UNILAB, com a presença da prefeita e demais autoridades municipais. A profissional deve começar seus atendimentos na Unidade de Saúde ainda na próxima semana.