Moradoras do Caípe de Cima e de Baixo participam de cursos de vagonite e pilates

No mês da mulher, a Prefeitura de São Francisco do Conde através de uma ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP e Saúde – propiciou a 15 mulheres um curso da técnica de bordado vagonite, com durabilidade de quatro semanas. As aulas aconteceram no espaço do Complexo de Saúde do Caípe de Baixo.

O bordado utilizando o ponto vagonite são desenhos majoritariamente geométricos, simétricos e são aplicadas linhas de cores diferentes. Uma das características típicas do estilo é ter seu avesso limpo, sem pontos aparentes. O vagonite é comum em barras de toalha, panos de prato, toalhas de mesa, roupas de cama e detalhes em criações para casa. Os desenhos geométricos em vagonite podem ter cores mescladas, degradês, gráficos complexos ou xadrez que também são típicos da técnica.

E, nesta quarta-feira, dia 23, teve início a Educação Permanente em Pilates, com a professora  voluntária e artesã Graça  Lima. Ela também é moradora da comunidade. Em ambos os cursos, estão participando moradoras das comunidades do Caípe de Baixo e de Cima.