Moradores do Caípe de Baixo receberam ações de saúde contra o coronavírus e arboviroses

Por meio de uma ação integrada, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, promoveu nesta quarta-feira (16), mais uma Ação Itinerante de Combate e Controle à Covid-19 e arboviroses, dessa vez no bairro de Caípe de Baixo.

Entre as ações de saúde promovidas no bairro, Agentes de Combate a Endemias – ACE realizaram medidas de controle do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, além do controle de pragas. Um caminhão pipa percorreu ruas do bairro realizando a higienização e sanitização de ambientes públicos. Equipes da Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA) visitaram estabelecimentos comerciais com o objetivo de fiscalizar e orientar comerciantes.

Na Unidade de Saúde da Família (USF), pacientes que apresentaram sintomas respiratórios, passaram por avaliação e testagem (conforme protocolo da equipe de saúde). Foram aplicados no total da ação de hoje, 64 testes, onde 13 (treze) pessoas apresentaram resultado positivo, sendo que 08 (oito) delas com anticorpos IgG positivo e 04 (quatro) com anticorpos IgM/IgG, que indica que já tiveram a infecção e estão recuperadas, e 01 (uma) pessoa apresentou anticorpos IgM positivo, que indica que a infecção ainda está ativa.

Todos os pacientes foram orientados pela equipe da Unidade de Saúde da Família do Caípe de Baixo.