Mostra COSEMS Bahia 2019 – Aqui tem SUS: “Nós merecemos que o Brasil veja o que a Bahia faz e faz bem feito”

No Congresso CONASEMS 2018, o município de São Francisco do Conde teve sua experiência reconhecida como a melhor experiência na Atenção Básica, em nível nacional e estadual (Prêmio Irmã Dulce). O trabalho que deu o prêmio ao município foi o “Acolhimento Pedagógico”.

O município de São Francisco do Conde compartilhou, com gestores e técnicos da área da Saúde dos 417 municípios baianos, três experiências inovadoras na área da Saúde durante a Mostra do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Bahia – COSEMS/BA, no dia 11 de abril de 2019, na União dos Municípios da Bahia – UPB, em Salvador.

Nós merecemos que o Brasil veja o que a Bahia faz e faz bem feito. É um orgulho muito grande para todaequipe ver tantos trabalhos relevantes aqui hoje. Nós nunca vimos um movimento como esse aqui no COSEMS. Daqui sairão trabalhos para o Congresso Nacional”, afirmou a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, que anunciou que o conselho buscará uma forma para que todos os trabalhos apresentados sejam publicados. “Hoje é realmente um dia de muita emoção. Este é o SUS que dá certo, essas são as gestões que inovam nas soluções para garantir o direito à saúde e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Sabemos do esforço dos municípios para estarem aqui”, comemorou Stela.

Os três trabalhos que renderam elogios ao município franciscano foram: Serviço de Fisioterapia Domiciliar: “Contribuições para continuidade do cuidado aos usuários do SUS, de São Francisco do Conde”; Criação do Grupo Condutor da Rede Cegonha: “Avanços e desafios no município de São Francisco do Conde – Ba”; A Pesca Artesanal no Município de São Francisco do Conde – Ba: “Dos riscos à valorização da saúde”.

Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada por 14 avaliadores representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), da Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB), Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS/BA), Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Além do momento ímpar, que proporcionou a troca de vivências, através da mostra serão selecionados 36 trabalhos que vão representar o estado da Bahia no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, de 02 a 05 de julho, em Brasília – DF.