Município comemora 20 anos de Saúde Mental, nesta quinta-feira (09), com caminhada e palestras

saude mental sfc 1

São Francisco do Conde vai comemorar 20 anos de trabalho pela Saúde Mental, uma ação pioneira pela inclusão social de pessoas com problemas psicossociais. Celebrando este marco, no dia 10 de setembro, o município vai realizar a Caminhada da Saúde Mental, saindo às 08h, da Rua Rodolfo Tourinho, com chegada na Câmara de Vereadores. O tema do evento é: “São Francisco do Conde – 20 anos de saúde mental”. Na sequência, vão acontecer palestras na Câmara de Vereadores.

O evento é uma organização da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Enock Valentim Filho. A Prefeitura vai disponibilizar ainda transporte para os povoados e bairros da cidade, saindo das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). O transporte também vai garantir o retorno das pessoas que forem prestigiar o evento.

Palestras:

– 10h30 às 10h50 – 1º tema: Movimento Antimanicomial; Reforma Psiquiátrica; Lei 10.216/2001 e Portarias do MS (Ministério da Saúde). Palestrante: Josefa Gracianne Oliveira Dantas – que trabalha como psicóloga no CAPS Enock Valentim Filho.

– 10h50 às 11h15 – 2º tema: “A História dos 20 Anos da Saúde Mental no Município”. Palestrante: Veralice Cardoso Campos – Assistente Social.

– 11h15 às 11h30 – 3º tema: Momento Atual da Saúde Mental no Município. Palestrante: Dr. Cleber Santana, médico psiquiatra que trabalha no CAPS Enock Valentim há quase 10 anos.

Apresentação musical com um paciente do CAPS e apresentação de vídeo.

A História da Saúde Mental no município:

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a falta de tratamento em saúde mental ainda é um grave problema. Em São Francisco do Conde, as ações de Saúde Mental iniciaram em 1995, com a criação de um ambulatório de psiquiatria, na então Unidade Mista de Saúde Célia Almeida Lima, hoje, o Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima. A assistência foi iniciada pelos médicos Joaquim Neto e Márcia Regina, que na época eram residentes em Psiquiatria no Hospital Juliano Moreira. Com o tempo, foram agregados a equipe a assistente social Veralice Cardoso e o pessoal administrativo: Lúcia Regina Araújo e Ana Maria Ferreira para compor o time. Essas três integram a equipe até hoje.

A partir de 1997, a grande demanda de pacientes dos municípios de Candeias, Madre de Deus, e Santo Amaro, que na época não contavam com um serviço voltado à saúde mental, criou a necessidade de inserir entre as ações que desenvolvia o Programa de Saúde Mental. Em 2001, o Governo Federal aprovou a Lei 10.216/2001, que dispõe sobre os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redirecionar o modelo de assistência. Engajados, a equipe do Programa de Saúde Mental elaborou o Plano Municipal para implantação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, aprovado pela Secretaria da Saúde do Estado. E, em 28 de dezembro de 2010, foi inaugurado pela prefeita Rilza Valentim (in memoriam), o CAPS Enock Valentim Filho (o nome do espaço foi uma homenagem ao irmão da prefeita, que sofria com transtornos psicossociais), onde desde então passaram a acontecer os atendimentos com prioridade aos usuários portadores de transtornos mentais severos e persistentes e também na modalidade ambulatorial, incluindo usuários de álcool e outras drogas. A sede do CAPS atualmente está em reforma e o Centro está funcionando na Rua Rodolfo Tourinho, próximo a 10ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar).

Atualmente, o CAPS possui 1.800 usuários, que estão cadastrados para acompanhamento, oficinas e recebem uma gama de serviços que visam a reinserção social destes indivíduos e a quebra de paradigmas e preconceitos.